Bancários aprovam ações em defesa do emprego no HSBC

28/05/2015 - Por Bancários CGR

Dirigentes sindicais do HSBC de todo o Brasil avaliaram como positiva as ações realizadas sobre as questões envolvendo a venda das operações do banco inglês no país, durante o Encontro Nacional dos Funcionários de Bancos Privados, realizado nesta semana, em São Paulo. Os representantes dos sindicatos debateram também as futuras ações a serem tomadas.

Entre os trabalhos realizados, destacam-se o contato com parlamentares de todas as esferas e audiências com autoridades do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Banco Central (BC).

Ato no Banco Central

Ao final do encontro, ontem (27), os funcionários do HSBC fizeram um ato em frente à sede do BC em São Paulo. Preocupados com as milhares de famílias afetadas pelo processo, os bancários fizeram uma cobrança do órgão. “O Banco Central não pode fechar os olhos para as facilidades que foram oferecidas ao HSBC quando da sua chegada ao Brasil – foram 5,8 bilhões em 1997 utilizados nessa operação”, disse a dirigente sindical e coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE/HSBC), Cristiane Zacarias.

Novas ações em defesa do emprego:

01/06/15: Audiência de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT);
03/06/15: Audiência Pública, às 9h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Eventos ainda por definir data:

- Audiência Pública – Câmara dos Deputados – Brasília;
- Reunião com Ministro do Trabalho;
-Reunião com OIT – Brasília;
-Ministério da Fazenda.

 

Autor: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Especial HSBC - SEEB Curitiba

Outras Notícias