Bancários denunciam HSBC no Cade e no Banco Central

20/05/2015 - Por Bancários CGR

Dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (Fetec-CUT-PR) e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região (Seeb Curitiba) avaliaram como positivo o encontro realizado em Brasília (DF), no dia 19 de maio, junto à superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e com a direção do Banco Central (BC). A reunião, que teve a participação do deputado federal Enio Verri (PT-PR), permitiu aos sindicalistas importantes informações técnicos/jurídicos acerca da questão do HSBC, cujo destino no Brasil está envolto em um clima de incertezas.

Durante a audiência realizada com o superintendente-geral do Cade, Eduardo Frade Rodrigues, os dirigentes sindicais protocolaram e sustentaram uma denúncia de concentração de atividade econômica. A grande preocupação dos dirigentes sindicais é a de garantir a manutenção do emprego dos mais de 21 mil trabalhadores do banco inglês e também de garantir à população mais um canal de atendimento, possibilitando a busca por melhores serviços bancários.

O presidente do Seeb Curitiba, Elias Jordão, afirmou, durante a reunião com o diretor de relacionamento institucional e cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrin, que a instituição sindical não é contra a venda do banco inglês. Mas, ressalta que a preocupação está na manutenção dos empregos dos trabalhadores e que precisa de uma recomendação do BC ao HSBC e seus possíveis compradores sobre a importância com as questões sociais que viriam com a troca do comando do banco.

A coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, Cristiane Zacarias, acredita que, apesar da grande mídia noticiar que vivemos uma situação econômica delicada, este cenário deverá mudar, uma vez que, segundo ela, há elementos que fazem crer que o panorama atual deve mudar e que é fundamental ao BC direcionar o olhar para questões sociais e aos reflexos do mercado para uma demissão em massa. “Queremos participar no processo de forma afirmativa, não influenciando nas negociações, mas, na defesa do emprego de fato”, avalia.

Participaram da reunião os parlamentares Enio Verri, Erika Kokay (PT-DF), o vice-prefeito de Santa Mariana e dirigente sindical de Cornélio Procópio Marcelo Bolinha, o secretário de finanças do Seeb, Carlos Kanak, o diretor da Fetec-CUT-PR, Adilson Stuzata, e dois representantes do Seeb Brasília, Paulo Frazão e Raimundo Dantas.

Autor: Flávio Augusto Laginski Fonte: Especial HSBC - SEEB Curitiba

Outras Notícias