Banco do Nordeste reabre processo de concorrências com restrições

26/01/2018 - Por Bancários CGR

A diretoria de Administração do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulgou no último dia 21 de dezembro de 2017 decisão de sua Diretoria Executiva autorizando a retomada dos processos de concorrências internas

A iniciativa da direção do Banco do Nordeste vem com uma série de restrições que prejudicam o funcionalismo, na medida em que não permite a livre concorrência para qualquer função na Direção Geral (Dirge) e agências. Os principais atingidos com as restrições são os funcionários de agências impedidos de concorrer para funções comissionadas na Dirge.

Esses bancários também têm restrições de só poderem concorrer para lotações subordinadas à mesma diretoria na qual se encontram lotados. Conforme o diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fernando Batata, a medida adotada pela banco é injusta.

“Na tentativa de corrigir anos de prática de apadrinhamento político que levaram ao “inchaço” da Dirge, o Banco do Nordeste adota um sistema de correção injusto com os funcioná- rios, principalmente de agências que apostam na meritocracia e na livre concorrência como estratégias para a ascensão profissional”, criticou.

Dentre as propostas apresentadas pelos sindicatos, a partir de resoluções tomadas em Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste, destaca-se aumentar a quantidade de funções nas agências e equiparar os valores dessas comissões aos que são pagos na Direção Geral. Também seria necessário barrar o fluxo migratório agências/direção geral realizado por apadrinhamento político.

 

Outras Notícias