Destaques Notícias do Sindicato Campanha

Bancos ampliam lucro ao demitir e fechar agências

18/07/2023

Não é novidade que os bancos se aproveitam dos funcionários para alavancar as margens de lucro

Não é novidade que os bancos se aproveitam dos funcionários para alavancar as margens de lucro. Por isso, os trabalhadores lançaram a campanha #BancoParaTodos. O objetivo é unificar ações e mobilizações dos funcionários de todos os bancos contra o fechamento de agências bancárias em diversas localidades do país. Nosso foco é denunciar as políticas desumanas das empresas que insistem em fechar agências e reduzir o quadro de bancários. 

Acesse aqui o informativo da campanha

Em 12 meses, entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano, 300 unidades tradicionais foram fechadas, sendo 103 do Itaú, 93 do Bradesco, 100 do Santander e 4 do BB. Sobre o saldo do emprego, 596 postos foram encerrados no mesmo período. 

Desta forma, os dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) deixam claro que o resultado disso é o adoecimento dos bancários, que acabam lidando com sobrecarga de tarefas e metas abusivas. 

Ao economizar com agências físicas e com o quadro de pessoal, as organizações financeiras – Itaú, Caixa, BB, Santander e Bradesco – arrecadaram, juntas, R$ 37,6 bilhões com prestação de serviço e tarifas bancárias, alta de média de 3,8%. 

Ações unificadas

“Nós queremos concentrar para potencializar os esforços das entidades sindicais a fim de pressionar as empresas a reverem tais posturas. Paralelamente, as comissões nacionais de empresa, de bancos privados e de bancos públicos, têm levado às mesas de negociações a prioridade da luta contra o fechamento de unidades, no varejo e em áreas administrativas, e a consequente preservação de postos de trabalho. Essas têm sido pautas permanentes em todas as instâncias do movimento sindical em contraposição à prática dos bancos, que insistem na redução de custos através dos cortes na folha de pagamento de salários e na redução de estruturas operacionais. A partir de agora, nós vamos lutar de forma unificada contra esses e outros tantos problemas comuns a toda a categoria”, afirmou Gustavo Tabatinga Jr., secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Fonte: Seeb-CGR com informações da Contraf

Outras Notícias