Bradesco Bancos

Bancos privados desrespeitam Feriado dos Bancários

28/08/2017 - Por Bancários CGR

O Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região repudia a decisão gananciosa dos bancos Itaú, Bradesco e Santander, que desrespeitam seus funcionários, ignoram a questão da segurança e arbitrariamente decidem abrir para atender ao público nesta segunda-feira, dia 28.

Agindo com coerência, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) só voltam a atender ao público nesta terça-feira, respeitando os bancários em seu dia. Até porque, a liminar suspendendo o feriado só foi comunicada no início da noite da sexta-feira, quando os cofres foram programados para abrirem no expediente de terça-feira, por conta do feriado dos bancários, que vem sendo celebrado desde 2012.

A categoria teve seu dia reconhecido, através da Lei 8.939, de 27 de outubro de 2009, de autoria do deputado João Gonçalves, que instituiu o dia 28 de agosto como feriado estadual dos bancários. Coincidentemente, após a aprovação da terceirização e da reforma trabalhista, os banqueiros seguem cobrando o apoio ao golpe e no apagar das luzes o ministro Alexandre de Morais defere a liminar suspendendo nosso feriado, sob a alegação de que a lei é inconstitucional. Prova de que é uma ação orquestrada é que a mesma liminar saiu também para o estado do Piauí.

Como a categoria bancária é apenas beneficiária da Lei 8.939/09, sancionada pelo Governo da Paraíba, só quem pode entrar com o recurso contra a liminar é o estado. Recorremos ao governador Ricardo Coutinho, que se comprometeu em acionar a Procuradoria Geral do Estado, para tomar as medidas cabíveis.

A liminar concedida por um ministro que apoiou o Golpe Contra a Democracia é apenas mais um ataque aos trabalhadores que, a partir de novembro terão contra si uma nova legislação trabalhista que lhes retira vários direitos. O cenário exige dos bancários uma maior unidade, participação efetiva nas atividades contra o desmonte do Estado brasileiro e lutar contra um governo que só beneficia o grande capital.

Apesar dos diversos problemas que a categoria vem enfrentando, o Bancário está de parabéns neste dia 28, por se tratar de uma categoria que sempre foi vanguarda na luta por um país mais justo e que está pronta para lutar por seus direitos e suas conquistas.  

 

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias