Banco do Nordeste Bancos

BNB frustra funcionários e anuncia que só paga a PLR em abril

05/03/2015 - Por Bancários CGR

A diretoria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) confirmou que o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será efetuado somente em abril, frustrando, mais uma vez, as expectativas dos funcionários. O pagamento será feito mais de quarenta dias após a publicação do lucro da empresa.

Para o diretor do Sindicato Fernando Batata, o atraso no pagamento da PLR mostra o desrespeito do BNB com seus funcionários. “Todos os outros bancos já pagaram a segunda parcela da PLR, só o BNB que adiou o crédito para abril. A justificativa da direção é de que o banco tem de pagar, primeiro, os dividendos dos acionistas, que se reúnem em assembleia no dia 31 de março”, diz.

Batata destaca que os funcionários são os verdadeiros responsáveis pelo lucro do BNB e deveriam receber a sua parte antes dos acionistas. “Além do mais, 80% das ações do banco pertencem ao governo, que poderia valorizar o funcionalismo do BNB pagando a PLR antes de abocanhar a sua parte. Mas, mesmo que o governo não quisesse fazer isso, poderia ao menos convocar a assembleia dos acionistas mais cedo para que os funcionários recebessem sua PLR junto com os demais bancários”, reclama Batata.

“Ou seja, o banco tem todas as condições de, por diversas maneiras, pagar a PLR com mais antecedência, em respeito aos funcionários”, completa.


Lucro exuberante – O BNB divulgou seu balanço de 2014 no último dia 24, com lucro líquido nominal recorde na história da instituição: R$ 747,7 milhões. O valor é mais que o dobro do registrado em 2013, quando obteve R$ 360,4 milhões de lucro.

Para os sindicatos, os principais motivos para o exuberante lucro do BNB estão na expansão acelerada de sua rede de agências e do seu número de funcionários – variáveis que mais que dobraram nos últimos dois anos.

“E tanto a expansão das agências como a contratação de mais funcionários são frutos da pressão que os sindicatos e os bancários fizeram nas últimas campanhas salariais”, finaliza Batata.

Fonte: Seeb_PE

Outras Notícias