Bradesco ganha medalha de Ouro na lambança da integração HSBC
31/10/2016 - Por Bancários CGR
Os bancários nas agências oriundos do HSBC não receberam treinamento para interagir com o sistema do Bradesco, foram hostilizados e humilhados pelos clientes, que não conseguiam ter seus problemas resolvidos, houve extrapolação da jornada em mais de duas horas extras diárias, transgredindo a legislação trabalhista, houve desrespeito ao intervalo de refeição, e o Bradesco, que gastou muito com o patrocínio das olimpíadas, não se esforçou para trazer reforço de funcionários de outros estados para auxiliar na integração.
Ocorreram também vários problemas de sistemas, podemos citar: dificuldades no atendimento de pessoas jurídicas, falhas nas folhas de pagamentos de empresas, falhas no registro ponto de funcionários, crédito dos tíquetes alimentação efetuado menor para os funcionários ex-HSBC no pré-lançamento, etc.
O Sindicato também recebeu denúncias de que bancários foram obrigados a mudar de categoria para comerciários, com redução de jornada, de salários e perda de benefícios.
Em alguns departamentos, o Bradesco não irá pagar as horas extras, implementando unilateralmente um programa de compensação de horas.
Gestores do HSBC querendo mostrar serviço estão assediando e pressionando os bancários, tanto nas agências quanto nos departamentos em Curitiba e região para antecipar o cumprimento das metas de dezembro.
É possível observar que todo aquele esforço realizado na campanha de “boas vindas” para os funcionários do ex-HSBC foi jogado ralo abaixo.
Diante de todos estes problemas, a COE Bradesco esteve reunida dia 26 de outubro com o banco, em Osasco-SP, para solicitar providências das seguintes pautas:
- Extrapolação da jornada de trabalho e horas extras;
- Cobrança de metas na transição;
- Revogação dos direitos dos ex-funcionários do HSBC;
- Aumento no custo do seguro de vida;
- Transtornos de tratamentos médicos devido à mudança do plano de saúde para seguro saúde;
- Bancários passando para comerciários com perdas de benefícios;
- Proibição de dirigentes na entrega de material sindical nos departamentos;
- Conta salário vinculada à conta corrente;
- Agências madrinhas.
Cobrado pela COE, o banco se comprometeu trazer as respostas na próxima reunião, que será marcada entre 04 e 07/11. O coletivo de trabalhadores Bradesco, incluindo os oriundos do HSBC, aguarda soluções imediatas e respostas positivas para o bem-estar de todos os trabalhadores. Os bancários devem continuar denunciando os problemas e o Sindicato tomará as medidas cabíveis.