Bradesco: Parcelamento do adiantamento de férias em debate nesta sexta-feira

12/06/2013 - Por Bancários CGR

Sindicatos discutem em reunião com o banco marcada para dia 14 parcelamento do adiantamento de férias

A reunião entre representantes do Bradesco e movimento sindical para discutir o parcelamento do adiantamento de férias ocorre nesta sexta-feira 14. O tema faz parte da pauta de reivindicações dos bancários, entregue no dia 17 de abril, e também da Campanha de Valorização dos funcionários, nas ruas desde o início de maio.

O trabalhador que sai de férias recebe o salário – conhecido como "adiantamento" – mais um terço do valor do salário. No entanto, findo o mês de descanso, ele não receberá nada. A proposta do Sindicato consiste em parcelar o pagamento do adiantamento em 10 vezes sem juros.

O diretor do Sindicato Odivaldo Bomfim explica que uma parte significativa dos bancários gasta esse dinheiro durante as férias e, quando retornam ao trabalho, encontram problemas na hora de pagar as contas. "Acreditamos que essa medida vai favorecer essa parcela da categoria, que poderá utilizar esse dinheiro no retorno das férias ao invés de entrar no cheque especial, por exemplo."

O dirigente acredita que a reivindicação pode ser atendida e ressalta que a adesão por parte do bancário é opcional. “A medida traria tranquilidade no retorno das férias. É importante deixar claro que o trabalhador não precisa aderir se não quiser. Vamos juntos atrás de mais esta conquista”, afirma Odivaldo.

Campanha – A Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco está nas ruas de todo o Brasil desde 7 de maio, com debates nos locais de trabalho e atividades de mobilização para pressionar o processo de negociação.

No dia 4 foi lançado o curta-metragem da campanha, que tem como mote “Bancário não é de lata é gente como você, gente de verdade!” – alusão ao Homem de Lata, personagem do Mágico de Oz que queria ter um coração e ser visto como um ser humano.

> Vídeo: assista ao curta-metragem sobre a Campanha de Valorização

A produção foi idealizada para propagar as reivindicações dos trabalhadores nas redes sociais. O vídeo em formato de cinema mudo conta ainda com a participação de personagem inspirado em Carlitos, de Charlie Chaplin.

Fonte: Seeb-CGR com Seeb-SP

Outras Notícias