Caixa Notícias do Sindicato Bancos Destaques

Caixa: abertura de agências aos sábados é inócuo e desumano

22/04/2020 - Por Bancários CGR

O Sindicato recebeu dos bancários, a denúncia que algumas agências da Caixa Econômica Federal iriam abrir no próximo sábado, 25 de abril. O mesmo ocorreu na última terça-feira (21), feriado nacional, sem nenhuma divulgação. Nem o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, nem a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) foram informados oficialmente sobre o funcionamento das unidades.

Na Paraíba, 13 unidades foram escolhidas para oferecer atendimento de orientação sobre o auxílio emergencial ao público, nas salas de autoatendimento para atendimento exclusivo de serviços sociais, das 8h às 12h.

Para o atendimento, foram convocados os gerentes-gerais e gerentes, e os tesoureiros estão sendo convidados a trabalhar. Os empregados convidados não são obrigados a aceitar. Caso aceitem realizar o trabalho, as horas extras deverão ser pagas. Não haverá atendimento dentro das agências, apenas nas salas de autoatendimento, com o objetivo de orientar a população sobre o pagamento do auxílio emergencial e uso de aplicativo da Caixa.

Na nossa avaliação, a abertura das agências aos sábados e feriados é uma medida inócua que prejudica ainda mais os bancários, que já estão trabalhando no limite. Além disso, experiências anteriores mostram não haver procura das pessoas nesses dias.

Os empregados que já estão sobrecarregados, em especial os das agências selecionadas, que são as mais críticas, merecem respeito e reconhecimento diante do trabalho que estão exercendo. O Sindicato vem respeitando as negociações e primando pelo diálogo, mas parece ser o único preocupado com a saúde e integridade do trabalhador bancário.

Uma informação não oficial dá conta de que a Caixa tomou essa decisão por causa de uma ação do Ministério Público Federal em Goiás, com efeito nacional, que cobra da Caixa uma solução para as enormes filas e aglomerações nas agências. O MPF ao invés de cobrar do Governo Federal que preste informações e orientações através da grande imprensa, resolveu se insurgir contra a Caixa como se a empresa fosse a responsável pelo caos.

Nossa reivindicação também é pela contratação de uma empresa para organização de fila externa e que a Caixa intensifique a campanha de esclarecimentos à população, a fim de evitar que pessoas compareçam às agências sem necessidade.

RECONHECIMENTO

O Sindicato reforça que o trabalho desempenhado por toda categoria bancária neste momento de pandemia do novo coronavírus merece ser reconhecido. Assim como os profissionais de saúde, os bancários estão arriscando suas vidas para atender a população durante a pandemia. Parabenizamos todos pelo empenho e dedicação na prestação do serviço bancário, considerado essencial neste momento. Estamos na luta para que todos os direitos sejam garantidos e a saúde preservada.

 

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias