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Caixa, agendamento por telefone pode salvar vidas!

01/04/2020 - Por Bancários CGR

Filas nas agências bancárias também podem ser foco de contágio da Covid-19, e Sindicato cobra o agendamento por telefone para preservar vidas e saúde de usuários e trabalhadores

Após reivindicações do movimento sindical bancário, a Caixa avançou em medidas de proteção contra o coronavírus, como a liberação para home office para 100% dos empregados da área meio e para 70% dos empregados das agências, bem como o contingenciamento da entrada de clientes nas agências e a determinação de só atender presencialmente os serviços considerados essenciais, como cadastramento de senha numérica e pagamento de benefícios sem cartão como abono, INSS, FGTS, seguro desemprego, Bolsa Família e Bolsa Pescador. Mas as filas que se formam do lado de fora das agências do banco público também colocam em risco a vida e a saúde dos usuários, dos terceirizados e dos bancários que irão atendê-los em seguida, porque podem ser foco de contágio da Covid-19. 

Esse problema poderia ser facilmente evitado se a Caixa atendesse a uma reivindicação simples do Sindicato dos Bancários: de que o atendimento fosse agendado por telefone antes de o usuário se dirigir à agência.

“O Comando Nacional dos Bancários está cobrando o agendamento por telefone para todos os bancos, mas a Caixa, por seu caráter de banco público e por ser a instituição que faz o pagamento de vários benefícios sociais, deveria adotar urgentemente a reivindicação. Por mais que haja contingenciamento de entrada, a aglomeração que tem se verificado do lado de fora das unidades da Caixa é um perigo para a população e para os 30% que continuam fazendo o atendimento presencial nas agências. É uma medida simples, que pode salvar muitas vidas e contribuir para evitar a proliferação do vírus”, ressalta o coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/ Caixa) e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Dionísio Reis.

“Estamos em uma situação de caos sanitário. O sistema de saúde pode entrar em colapso. E os usuários da Caixa estão se aglomerando nas calçadas. É uma questão de proteger bancários, a população e de contribuir para que as medidas de isolamento social sejam mais eficazes”, reforça o dirigente.

Dionísio lembra que a execução das medidas econômicas anunciadas pelo governo e aprovadas pelo Congresso Nacional passa pelo sistema financeiro, o que torna ainda mais urgente que se adote o agendamento antes de as pessoas se dirigirem às agências bancárias. “Isso é essencial para evitar aglomerações”, volta a dizer. O agendamento, segundo ele, também iria garantir que os atendimentos presenciais fossem de fato restritos aos serviços essenciais, sendo os demais serviços feitos por meio dos canais digitais ou caixas eletrônicos.

O dirigente destaca ainda que a higienização constante das unidades bancárias e a distribuição de equipamentos de proteção aos bancários, como luvas, máscaras e álcool gel continua sendo fundamental neste momento de pandemia. “Os bancários das agências têm de poder lavar as mãos após cada atendimento. E têm sempre que ter disponíveis máscaras e álcool gel”, cobra.

Ele orienta os empregados da Caixa a denunciarem ao Sindicato qualquer desrespeito do banco às medidas acordadas com os trabalhadores.

Denuncie ao Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Entre em contato através dos nossos canais de atendimentos whatsapp (83) 99856-0238 ou [email protected].

Fonte: Seeb_CGR com Redação SP Bancários

 

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