Caixa informa sobre questões discutidas em 18/12

15/01/2014 - Por Bancários CGR

Após as cobranças realizadas pela Comissão Executiva de Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), em reunião realizada com a direção da empresa em 18 de dezembro, as áreas gestoras comunicaram ao movimento sindical seus posicionamentos sobre as questões discutidas. Confira a seguir:

Faltas revertidas
Sobre a quantidade de empregados com registros de faltas que revertidas na folha de pagamento de janeiro de 2014, foram informados os números de 597 empregados, no dia 11 de julho de 2013, e 359 empregados, em 30 de agosto de 2013.

Chuvas no Rio de Janeiro
Diante do problema das fortes chuvas que acometeram o Rio de Janeiro em dezembro, prejudicando ou impossibilitando o comparecimento de empregados ao trabalho, foi informado que os gestores das unidades são os responsáveis pela homologação do registro de jornada dos empregados e que possuem subsídios para avaliar individualmente quando o funcionários se ausenta por motivos alheios a sua vontade. Ainda segundo a Caixa, a orientação de abonar todas as ocorrências de ausência em 11 de dezembro diverge dessa premissa, retirando dos gestores a possibilidade de avaliar caso a caso e definir a homologação de acordo com o caso concreto.

Hora extra para tesoureiros
Diante da solicitação para que os tesoureiros sejam incluídos na regra de pagamento de 100% das horas extras, a Caixa informou que a regra é relativa apenas aos empregados lotados em agência. Os tesoureiros são empregados lotados em filial, tendo, inclusive, a gestão de seu ponto realizada por seus gestores administrativos. “Por se tratar de exceção da regra dos demais empregados da empresa, ficamos condicionados ao cumprimento estrito da regra estipulada, sob pena da interpretação subjetiva e consequente inclusão de grupo de empregados não constante expressamente na regra, podendo causar diversos problemas trabalhistas, questionamento dos demais empregados e desgaste geral”, justifica a empresa.

Desvio de função
Para as reclamações de desvio de função dos Técnicos de Segurança do Trabalho e Enfermagem, foi informado que faz parte das ações de implantação do novo modelo Caixa +10 a revisão do modelo de gestão das filiais, que contemplará adequações na estrutura de trabalho das Gipes e, consequentemente, dos seus empregados vinculados. “Ressaltamos também que a Caixa realizou concurso público para provimento do cargo de médico do trabalho em 2012 nas Gipes Belém, Curitiba, Goiânia e Brasília. Em 2014, será realizado concurso público para provimento do cargo de médico do trabalho nas Gipes Manaus, Campinas, Florianópolis e Fortaleza”, garante.

Cipa
Frente as muitas ocorrências de designação de Cipeiros pelo Gestor, posto inexistir inscritos e interessados no processo de eleição, o movimento sindical solicitou o envio prévio do cronograma de eleições de Cipeiros para que a Contraf-CUT possa divulgar e estimular a participação. Segundo a Caixa, a Geing demandará à área responsável sobre este assunto e, tão logo haja uma resposta, será repassada à Confederação.

Já sobre as denúncias de Cipeiros realizando atividades sem o preparo prévio, a Caixa informou que o treinamento de Cipa passará por revisão, visando o aprimoramento dos conhecimentos de Segurança do Trabalho necessários à adequada execução das atividades dos Cipeiros.

Sipat
Sobre a cobrança de participação do movimento sindical tanto na elaboração quanto nas atividades da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, a empresa informou que o MN RH 198 - Segurança do Trabalho já prevê essa solicitação, conforme o item 3.3.4, que diz: “As Entidades Sindicais são comunicadas e convidadas pelas Gipes a participar da organização e dos eventos da Sipat.” Caso o procedimento normativo não esteja sendo atendido, a Caixa solicita contatar a Geing, para que possa haver intervenção.

Login único
Por fim, diante das denúncias de que o login único não estaria funcionando para os Caixas executivos, havendo registros de empregados que dão a saída no Sipon e continuam suas atividades normalmente, a Caixa informou que foi contatada a TI relatando a existência de erros no aplicativo de controle de acesso à rede Windows – Trava SIPON/Estação Única. Foram detectadas algumas inconsistências no funcionamento do aplicativo, cujo prazo para correção e testes é 10/01/2014.

SEEB Curitiba

Outras Notícias