Comando Nacional negocia emprego com Fenaban nesta terça e quarta
29/08/2011 - Por Bancários CGR
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reúne  nesta terça-feira (30), às 10h, em São Paulo, com a Federação Nacional  dos Bancos (Fenaban) para dar início às negociações da Campanha Nacional  2011. A rodada se estende até quarta-feira (31) e irá discutir emprego e  reivindicações sociais.
 
 "As questões relativas ao emprego estão no centro da campanha deste ano e  por isso abrem o processo negocial junto com as reivindicações  sociais", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e  coordenador do Comando Nacional. 
 
 "Não é possível falar em emprego decente numa situação em que muitos  trabalhadores passam o tempo todo sob a ameaça de demissão caso não  cumpram as metas abusivas impostas pelos bancos. É preciso conquistar  estabilidade no emprego, impedir as demissões imotivadas, contratar mais  trabalhadores e acabar com a rotatividade que os bancos usam para  reduzir salários e aumentar ainda mais os seus lucros estrondosos",  sustenta.
 
 Veja as principais reivindicações da categoria sobre emprego:
 
 - Ampliação das contratações
 - Fim da rotatividade 
 - Combate às terceirizações 
 - Garantia contra dispensas imotivadas (Convenção 158 da OIT)
 - Banco para todos, sem precarização
 
 Calendário
 
 Também foram agendadas mais duas rodadas. A segunda acontecerá nos dias 5  e 6 de setembro, envolvendo saúde e condições de trabalho, e a  terceira, no dia 13 de setembro, sobre remuneração.
 
 1ª rodada: 30 e 31 de agosto - emprego e reivindicações sociais
 2ª rodada: 5 e 6 de setembro - saúde e condições de trabalho
 3ª rodada: 13 de setembro - remuneração
 
 Reunião do Comando Nacional
 
 O Comando Nacional se reúne nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, a  partir das 15 horas, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo, para preparar  o início das negociações com a Fenaban.
Fonte: Contraf-CUT
