Campanha Bancos Banco do Nordeste

Começou o 31º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB

15/05/2026

O 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) começou nesta sexta-feira, dia 15, e segue até amanhã, dia 16, em Fortaleza/CE, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará. O encontro reúne cerca de 80 bancárias e bancários da base do BNB em todo o país para debater temas fundamentais como a conjuntura nacional e internacional, fortalecimento do BNB e dos bancos públicos, NR-01, saúde e previdência dos funcionários, além da revisão da minuta específica para a campanha nacional 2026.

Érica Maurício, funcionária do BNB, está participando do congresso representando os bancários de Campina Grande.

O Congresso tem como objetivo construir propostas e fortalecer a organização dos trabalhadores do BNB, especialmente em um momento decisivo para a manutenção e ampliação dos direitos da categoria.

A abertura acontece com debates sobre saúde, fortalecimento dos bancos públicos e a importância das eleições deste ano. Já a programação deste sábado (16), será dedicada à discussão da minuta específica do banco.

Confira abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
15 e 16 de maio de 2026
Sindicato dos Bancários do Ceará – Fortaleza/CE

Dia 15/05/2026 (sexta-feira)

9h – Mesa de Abertura

9h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h – Nova NR-01 – Mudanças e Importância para a saúde dos trabalhadores – Dra. Ana Virgínia Porto de Freitas.

12h – Almoço

14h – Importância dos Bancos Públicos para o Desenvolvimento Nacional – O modelo chinês – Dr. Marcello Rodrigues de Azevedo.

16h30 – Eleições 2026 – Soberania e Desenvolvimento nacionais – Carlos Eduardo Bezerra Marques.

Dia 16/05/2026 (sábado)

9h – Apresentação das Correntes do Movimento Sindical no BNB (CTB, InterSindical e ArtBan)

9h30 – Histórico de conquistas no BNB – Robson Luís Andrade Araújo.

10h – Debate e Análise sobre a Revisão e Atualização da Pauta de Reivindicações dos Funcionários do BNB.

12h – Almoço

14h – Continuação dos debates iniciados às 10h.

16h30 – Recepção e Apreciação das Propostas de Moções, e Aprovação da nova Pauta de Reivindicações dos Funcionários do Banco do Nordeste.

17h – Encerramento.

Fonte: Sintrafi/CGR com Bancários Ceará

Outras Notícias