Campanha

Conferência Nacional dos Bancários é neste final de semana

08/06/2018 - Por Bancários CGR

Com centenas de delegados representando bancários de todo o país, principal encontro da Campanha Nacional Unificada debaterá estratégias de luta e aprovará a pauta de reivindicações da categoria a ser entregue à Fenaban

A Campanha Nacional Unificada 2018 já vai começar. Nos dias 8, 9 e 10 de junho, na capital paulista, centenas de delegados representando bancários de todo o país e reunidos em sua 20ª Conferência Nacional debaterão estratégias de luta e aprovarão a pauta de reivindicações da categoria, a ser entregue à Fenaban (federação dos bancos).

O presidente do Sindicato, Rostand Lucena lembra que esta será a primeira campanha dos bancários após a entrada em vigor, em 11 de novembro de 2017, da nova lei trabalhista de Temer (Lei 13.467), que retira direitos dos trabalhadores e ameaça a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. “Portanto, temos de estar mobilizados para defender a nossa CCT. Os bancos, com lucros cada vez maiores, não têm nenhuma justificativa para descumprir direitos.”

Os balanços dos cinco maiores bancos (BB, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander) demonstram isso: Juntos, eles lucraram R$ 20,6 bilhões só no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, eles podem muito bem manter os direitos previstos na nossa CCT e construídos ao longo de décadas de muita negociação, pressão e greves.

Fim da ultratividade

A partir de 31 de agosto, todos esses direitos estão em risco: Um dos pontos da lei trabalhista de Temer é o fim do princípio da ultratividade, que garantia a validade da CCT até a assinatura de um novo acordo. Ou seja, direitos como PLR, VA e VR, licenças maternidade e paternidade ampliadas, jornada de seis horas e todos os demais estarão em risco a partir de 31 de agosto, que é quando vence a nossa CCT. Por isso temos de estar mais do que nunca mobilizados, para exigir da Fenaban que cumpra a ultratividade e que respeite essas conquistas, que são fruto de décadas de luta.

Encontros por bancos

Tiveram início na quinta-feira 7 e vão até a sexta-feira 8 os encontros de bancos privados (Itaú, Bradesco e Santander), o 34º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa) e o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, que debatem questões específicas de cada banco. Clique nos links abaixo e confira como foi o primeiro dia de encontros.

> Bancários do BB analisam conjuntura nacional e os impactos da nova legislação > Bancários do Bradesco debatem pauta de reivindicações > Momento é de resistência! Alerta ecoa na abertura do 34º Conecef > Trabalhadores do Itaú definem minuta específica na manhã desta sexta > Bancários do Santander discutem problemas do sistema financeiro   Fonte: Seeb-CGR com Seeb-SP e Contraf-CUT

Outras Notícias