Destaques Notícias do Sindicato Bancos Santander

Consumo de água do Santander pode ser um risco para saúde de bancários e clientes

17/05/2023

O banco substituiu a água mineral por bebedouros que, na maioria dos casos, ficam instalados na frente dos banheiros

O Movimento Sindical Bancário tem recebido denúncias sobre a água disponibilizada para consumo dos bancários e clientes. Essa situação tem se repetido em várias regiões do país.

O banco acabou com a disponibilidade de água mineral nas agências e instalou bebedouros que, na maioria dos casos, ficam alojados na frente dos banheiros, o que é totalmente inadequado. 

Conforme informou a COE, o Santander justificou a retirada dos garrafões de água mineral com o discurso de contribuir com o “meio ambiente”, no entanto, é preciso destacar que há casos de água com mau cheiro, salobra, reservatório sujo e, inclusive, há registro de um caso de um animal encontrado morto dentro da caixa d'água de uma agência em Pernambuco.

Em Campina Grande, por exemplo, além da questão da salubridade, recentemente a água que está chegando às torneiras vem com cor amarelada e com um cheiro forte, fato que a torna duvidosa para ser consumida sem passar por um processo de purificação. 

Sem garantias sobre a qualidade da água, os funcionários e a população ficam com a saúde ameaçada. O Movimento Sindical cobra que o banco apresente a certificação que ateste a qualidade da água para consumo humano e realize, periodicamente, a higienização dos reservatórios, assim como o monitoramento de análise da água. 

Entre as doenças que podem ser causadas pelo consumo de água contaminada estão diarreia, hepatite, infecção intestinal, leptospirose, cólera, entre outras.

Santander trate seus funcionários e clientes com respeito! A vida vale mais que o lucro!

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias