Contraf/CUT confirma 31º Conecef para o período de 12 a 14 de junho e divulga orientações para as entidades sindicais

15/05/2015 - Por Bancários CGR

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) convoca para os dias 12, 13 e 14 de junho, em São Paulo, o 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). A finalidade é discutir as especificidades dos empregados do banco, construir a pauta de reivindicações específicas e nortear o processo de negociações permanentes.

O local do 31º Conecef será o Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, que fica à Rua Professor Milton Rodrigues, 100 – (11) 2107-8844. Para participar desse evento, as entidades sindicais filiadas à Contraf/CUT têm prazo até o dia 30 de maio para realizarem assembleias ou encontros, com eleição de seus delegados. O período de inscrições para o Conecef encerra-se em 1º de junho. A data de 22 de maio, sexta-feira da próxima semana, é o prazo-limite para a inscrição de teses.

Nas orientações enviadas para as entidades sindicais, a Contraf/CUT esclarece que as teses e relatórios dos fóruns estaduais deverão ser encaminhadas pelo e-mail [email protected], com base nos prazos estabelecidos pelo calendário. Recomenda-se também o envio de cópia para o e-mail [email protected]. As inscrições dos delegados serão feitas eletronicamente por meio de link a ser informado oportunamente. O valor da taxa de inscrição será divulgado em breve.

Os critérios de participações também já foram estabelecidos. A proporção é de um delegado para cada 300 bancários da Caixa ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual, garantindo-se no mínimo dois por estado. Os aposentados têm participação garantida na mesma proporção dos empregados em atividade, garantindo-se um mínimo de um por estado.

Os fóruns preparatórios são de caráter regional ou estadual. A delegação ao 31º Conecef será limitada a 50% do número de participantes no fórum preparatório. A orientação é para que as entidades sindicais busquem atingir 50% de gênero, com obrigatoriedade de manutenção do corte em 40%, conforme resolução aprovada pelo congresso do ano passado.

O 31º Conecef será coordenado pela Contraf/CUT, com assessoria da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e pelas federações regionalmente. Os representantes da CEE/Caixa serão delegados natos, sendo um da Contraf/CUT e um por federação. A participação de observadores ficou assim definida: até 10% da delegação total, entre empregados em atividade e aposentados.

O total de participantes está estimado em 473 delegados, com distribuição por estado da seguinte forma: ACRE (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), ALAGOAS (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), AMAZONAS (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado), AMAPÁ (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), BAHIA (22 delegados – 17 da ativa e 5 aposentados), CEARÁ (12 delegados – 9 da ativa e 3 aposentados), DISTRITO FEDERAL (40 delegados – 33 da ativa e 8 aposentados), ESPÍRITO SANTO (11 delegados – 7 da ativa e 4 aposentados), GOIÁS (15 delegados – 12 da ativa e 3 aposentados), MARANHÃO (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), MATO GROSSO (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), MATO GROSSO DO SUL (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), MINAS GERAIS (48 delegados – 34 da ativa e 14 aposentados), PARÁ (6 delegados – 5 da ativa e 1 aposentado), PARAÍBA (6 delegados – 4 da ativa e 2 aposentados), PARANÁ (30 delegados – 22 da ativa e 8 aposentados), PERNAMBUCO (14 delegados – 10 da ativa e 4 aposentados), PIAUÍ (4 delegados – 3 de ativa e 1 aposentado), RIO GRANDE DO NORTE (5 delegados – 4 da ativa e 1 aposentado), RIO GRANDE DO SUL (35 delegados – 23 da ativa e 12 aposentados), RIO DE JANEIRO (56 delegados – 30 da ativa e 26 aposentados), RONDÔNIA (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), RORAIMA (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado), SANTA CATARINA (19 delegados –14 da ativa e 5 aposentados), SÃO PAULO (106 delegados – 81 da ativa e 25 aposentados), SERGIPE (4 delegados – 3 da ativa e 1 aposentado) e TOCANTINS (3 delegados – 2 da ativa e 1 aposentado).

Na pauta do 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa constam assuntos como organização do movimento, Caixa 100% pública, saúde do trabalhador, condições de trabalho, condições de funcionamento das unidades, Saúde Caixa, Funcef/aposentados, segurança bancária, jornada, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, contratação de pessoal, carreira, terceirização e GDP.

Inscrição eletrônica
O prazo para inscrição de delegados termina em 1º de junho, às 18h. O link para as inscrições será informado oportunamente. Os delegados serão inscritos pelas federações, cujas informações sobre “usuário” e “senha” seguirão por e-mail a cada federação. A liberação do delegado ou do observador deverá ser requerida diretamente ao gestor imediato, conforme cláusula 15ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

As entidades sindicais devem enviar para sua federação as seguintes informações sobre cada delegado ou observador: nome do sindicato, nome do delegado, CPF, RG, sexo, data do nascimento, se dirigente sindical (liberado ou não), se é bancário de base, se é delegado sindical, se é observador (cada federação tem direito a inscrever até 10% de observadores da delegação total – ativos e aposentados e da inscrição eletrônica e hospedagem dos delegados/observadores ao 31º Conecef.

Distribuição de grupos

No 31º Conecef, os delegados e observadores serão divididos em cinco grupos de trabalho, ficando assim estabelecidos: GRUPO 1 (Saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa), GRUPO 2 (Funcef, aposentados e Prevhab), GRUPO 3 (Segurança bancária, infraestrutura das unidades e terceirização), GRUPO 4 (Caixa 100% pública, contratação, Sipon e jornada) e GRUPO 5 (Isonomia, carreira e GPD).

A Contraf/CUT esclarece que as federações devem fazer a distribuição proporcional dos delegados/observadores entre os grupos, cabendo à organização do 31º Conecef fazer as adequações necessárias. Os aposentados devem ser distribuídos em dois grupos, o que debaterá os temas da saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa e o da Funcef e aposentados.

Os observadores também terão que estar inscritos em um grupo temático e também de forma equitativa por federação. As regras dos 50% para o Grupo 1 e 50% para o Grupo 2 valem ainda para os observadores aposentados.

Na condição de delegados natos, os membros efetivos da CEE/Caixa devem ser inscritos e pagos pela sua respectiva federação. Eles também terão livre acesso a qualquer grupo. Caso o delegado/observador não possa participar e tenha que ser substituído, a Contraf/CUT solicita que essa troca seja informada via e-mail [email protected].

Programação
DIA 12 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
9h30: Análise de conjuntura.
11h30: Apresentação das teses.
13h: Almoço.
14h30: Funcef.
17h30: Regimento interno.
18h30: Abertura formal.
21h
: Jantar.

DIA 13 DE JUNHO – SÁBADO
9h
: Instalação e início dos trabalhos dos grupos.
12h30: Almoço.
14h: Retomada dos trabalhos.
16h: Plenária geral com apresentação dos relatórios dos grupos.
19h: Jantar.

DIA 14 DE JUNHO – DOMINGO
9h: Plenária geral.
13h: Encerramento – almoço.

Organização dos trabalhadores

Para Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretora de Administração e Finanças da Fenae, “o Conecef é um momento importante da organização dos trabalhadores da Caixa, uma vez que discute as questões específicas do dia a dia dos empregados, construindo a partir daí a pauta de reivindicações da mesa permanente com a empresa”. Ela afirma ainda que os temas aprovados pelos delegados do Conecef estarão em pauta também na mesa específica da campanha salarial deste ano.

Fonte: Fenae Net

Outras Notícias