Notícias do Sindicato Destaques
Cresce o número de bancários infectados pela Covid-19, Sindicato cobra mais proteção
10/06/2020 - Por Bancários CGR
O número de casos de bancários infectados pela Covid-19 na base do Sindicato vem crescendo. De acordo com o levantamento realizado pela entidade, já são 16 casos confirmados entre a categoria. Sendo 5 no BB, 5 na Caixa, 2 no BNB, 2 no Itaú, 1 no Bradesco e 1 no Santander.
O aumento dos casos vem preocupando a entidade, que cobra dos bancos medidas mais efetivas de proteção, além do que está previsto nos protocolos internos de cada empresa.
Uma luta assídua do movimento sindical é para que os bancos disponibilizem testes para todos os trabalhadores bancários, onde as agências apresentarem casos confirmados. Além disso, a entidade defende que em situações de casos suspeitos ou confirmados, o correto seria o afastamento imediato dos demais empregados, para que conforme a recomendação dos órgãos de saúde seja cumprida a quarentena, que é o período mais crítico de incubação e transmissão do vírus.
O Sindicato orienta que os bancários não esperem pelos bancos e que em casos suspeitos realizem os testes preventivamente. A entidade lembra que têm convênio com dois laboratórios na cidade, o Bioanálise e o FDiniz. Em ambos, sócios têm descontos especiais para a testagem rápida.
Ainda conforme o apurado pelo Seeb_CGR, após os casos confirmados, o Itaú fechou suas agências para sanitização. A agência 0374 só volta as atividades no próximo dia 10 e a 8497 no dia 15.
A flexibilização da quarentena neste momento é uma atitude irresponsável e de falsa sensação de que as coisas estão voltando ao normal. O aumento do número de casos em todo o país é a prova de que todos seguimos correndo muito risco.
Os bancos precisam se responsabilizar e tomar medidas urgentes de proteção para os seus trabalhadores, clientes e usuários. O momento é de salvar vidas!
Fonte: Seeb_CGR - Atualizado até 08/06/2020 às 11h31