Critério mais justo garante promoção a 94,6%

17/03/2011 - Por Bancários CGR

Programa de Promoção por Mérito adota método de avaliação de nota de corte, conquistado pelos trabalhadores na Campanha de 2010

São Paulo – A Caixa adotou este ano, no Programa de Promoção por Mérito referente a 2010, o critério de avaliação reivindicado pelas entidades sindicais na Campanha Nacional do ano passado. E o resultado mostrou que de fato a proposta dos trabalhadores é muito mais justa do que a adotada pelo banco nos anos anteriores.

Este ano, 94,6% dos empregados vão receber pelo menos um delta, 9,5% receberão dois, e apenas 5,4% permanecerão no mesmo estágio de carreira, quando antes, pelo critério da Caixa, necessariamente 20% dos bancários ficavam sem promoção.

“A diferença é grande: de 20% sem nenhum delta para apenas 5,4%. Isso demonstra que estávamos certos. O critério que sugerimos é muito mais transparente e muito mais motivador para os bancários. Foi uma vitória importante do movimento sindical e uma mudança significativa para os empregados da Caixa”, comemora a diretora do Sindicato e empregada da Caixa Jackeline Machado.

Agora o critério adotado é o da nota de corte, fixada em 8,2 e 15% inferior à media alcançada pelos empregados na avaliação de 2008. A partir deste ano, todos os bancários que tiverem nota igual ou maior que 8,2 receberão pelo menos um delta e os que se destacarem entre eles com notas maiores, receberão mais um delta.

Já em 2008, pelo critério do banco, 50% dos bancários recebiam um delta, 30% recebiam dois e 20% nenhum. “Ou seja, por mais que o empregado se esforçasse e tirasse uma boa nota de avaliação, ele poderia estar entre os 20% que necessariamente não teriam promoção, o que era totalmente injusto”, critica Jackeline.

A dirigente lembra ainda que em dezembro de 2010, por pressão do movimento sindical, todos os empregados receberam um delta, retroativo a janeiro, como compensação pelo fato de o banco não ter realizado a avaliação por mérito em 2009. E acrescenta: “O Sindicato continuará lutando para que esses critérios melhorem ainda mais.”

Fonte: Seeb SP

Outras Notícias