Em Dia Nacional de Lutas, empregados exigem respeito, transparência e mais contratações
Nesta quarta-feira, 02 de março, empregados da Caixa Econômica Federal de todo o país estão mobilizados em um Dia Nacional de Lutas. Em Campina Grande, a diretoria do Sindicato percorreu as agências Centro, Borborema, FIEP, UFCG, PAP TRT e Justiça Federal, registrando a indignação dos funcionários.
A mobilização exige mais contratações urgentes, além de respeito à categoria, cumprimento das cláusulas dos últimos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) e transparência por parte da direção do banco.
Contratações
A luta por mais contratações na Caixa ganhou forças em 2015, quando o número de empregados começou a cair. No Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) realizado ano passado, cerca de 3.200 empregados deixaram a empresa. Já no PAA deste ano, a expectativa do banco é desligar mais 1.500. Assim, o quadro de pessoal, que chegou a ter 101 mil trabalhadores, pode terminar 2016 com em torno de 95 mil.
Descumprimento dos acordos
Na última reunião de negociação, no final de janeiro, representantes do banco demonstraram a disposição da Caixa de descumprir as cláusulas previstas nos dois últimos ACTs. São os casos da falta de contratação, da destinação do superávitdo Saúde Caixa e do retorno do Adiantamento Assistencial Odontológico. Já quanto à transparência, um exemplo é a falta de clareza sobre o processo de reestruturação das Girets.
Fonte: Seeb-CGR