Caixa Notícias do Sindicato Bancos Destaques
Em live, Sindicatos do Nordeste debatem luta dos empregados da Caixa
26/04/2021 - Por Bancários CGR
Em mais um momento de mobilização para os empregados da Caixa, foi realizado na última sexta-feira (23/04), uma live, organizada pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste – Fetrafi/NE, para discutir as estratégias de luta dos funcionários da Banco, diante os inúmeros ataques que a instituição pública vêm sofrendo além da pressão e da sobrecarga de trabalho, sem valorização dos trabalhadores. O debate contou com a presença de Fabiana Uehara (coordenadora da CEE/Caixa) e dos presidentes dos sindicatos filiados.
Os assuntos abordados durante a live foram a abertura do capital da Caixa Seguridade e a descapitalização do banco, as metas desumanas, PLR Social, Saúde Caixa, entre outros temas, que afetam direitos históricos conquistados pelos empregados.
Na ocasião, o presidente do Sindicato, Esdras Luciano, apresentou a Fabiana Uehara, um questionamento constante dos trabalhadores da base de Campina Grande e região, sobre o pagamento errado da PLR Social. “Ciente de que a prioridade deva ser sempre o processo negocial, mas caso não haja avanço, a assessoria jurídica da CEE/Caixa e da Contraf-CUT já estudam acionar judicialmente o banco por descumprimento do acordo coletivo?
A coordenadora da CEE/Caixa ressaltou que todas as providências estão sendo tomadas a esse respeito. Ofícios já foram enviados cobrando o pagamento, estamos esgotando todas as possibilidades de negociação, entre outros ritos que fazem parte do processo para que então se entre com uma ação judicial, respeitando inclusive as regras da convenção coletiva.
Ainda conforme a dirigente, o movimento sindical embora não tenha descartado uma peça judicial, sempre irá priorizar a negociação, por ser a melhor opção para o trabalhador e também para o banco. “Estamos esgotando todas as possibilidades de negociação, inclusive a questão de paralisação para poder aí sim entrar com uma ação judicial”, disse.
As discussões que envolve o GT Saúde Caixa também foi levantada durante o debate, Fabiana trouxe explicações sobre as dificuldades do grupo e destacou que com a contratação de uma nova consultoria, será possível levantar um relatório atuarial completo para fazer as avaliações necessárias. Fabi reforçou que a discussão sobre o Saúde Caixa deve ser acompanhada por todos. “O Saúde Caixa é uma conquista dos trabalhadores da Caixa e precisa ser acompanhado por todos os usuários, tanto da ativa quanto aposentados”.
Encerrando os debates os dirigentes convocaram os trabalhadores para se manterem unidos e mobilizados na defesa pelos seus direitos.
Confira no link abaixo o debate na íntegra:
Fonte: Seeb-CGR