Entenda o que é uma CCV - Comissão de Conciliação Voluntária
25/09/2025
A CCV é um espaço extrajudicial em que trabalhadores e banco podem buscar, de forma voluntária, soluções para pendências trabalhistas com a intermediação do sindicato

A CCV é um espaço Extrajudicial em que os bancários e o Bradesco podem buscar soluções para Pendências Trabalhistas, com Intermediação do Sindicato, sem necessidade de recorrer à Justiça.
A CCV é um fórum extrajudicial que reúne o trabalhador com algum questionamento trabalhista ou de natureza indenizatória trabalhista, representantes do Sindicato e do Banco, buscando entendimentos para eventual acordo sem a necessidade de o Trabalhador ingressar com Ação Judicial.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CCV:
O que é CCV? A Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) é um fórum extrajudicial que reúne trabalhador com algum questionamento trabalhista ou de natureza indenizatória trabalhista, e representantes do Sindicato e do Banco.
Para que serve a CCV? O objetivo da CCV é a resolução de pendências trabalhistas do contrato de trabalho, buscando entendimentos para eventual acordo.
Qual a vantagem da CCV? O trabalhador que aciona a CCV não tem a necessidade de ingressar na Justiça – o que pode tornar muito mais rápido o processo de resolução da causa.
A CCV me impede de ingressar na Justiça do Trabalho? O Bancário que não aceitar a proposta de Acordo via CCV poderá ingressar posteriormente na Justiça.
Sou obrigado a ingressar na CCV? Não é. Apenas se julgar que existem reclamações/pedidos trabalhistas a serem feitos.
Uma vez recebida a proposta de valor na CCV, sou obrigado a aceitá-la? Não é obrigado. A Comissão é Voluntária para o Bancário e para o Banco também.
Depois de feito o acordo da CCV, em quantos dias o dinheiro será disponibilizado? Em até dez dias úteis o dinheiro acordado na CCV será disponibilizado ao trabalhador.
Quais pendências trabalhistas podem ser revolvidas na CCV? Todas de natureza trabalhista e indenizatória, incluindo horas extras, valores do vale-transporte, casos de assédio etc.
O Acordo Nacional entre a Contraf-CUT e o Bradesco surge após experiência positiva em projeto piloto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo e em iniciativas semelhantes em outros Bancos. “O nosso Sindicato, por exemplo, também participa na CCV do Itaú, Caixa e BB.
A CCV também agiliza o pagamento de direitos, uma vez que evita que impasses se estendam na Justiça, permitindo soluções mais rápidas e efetivas para Trabalhadores e Banco.
Poderão participar funcionários desligados sem justa causa ou que pediram demissão e que ainda não ingressaram com ação judicial. O procedimento é voluntário, não impede recurso posterior à Justiça e pode abranger questões como Horas Extras, Vale-transporte, Assédio e Outros Direitos.
Fonte: Sintrafi/CGR