Destaques Bancos Banco do Nordeste
Funcionários do BNB retomam mesa permanente de negociação com o Banco
12/09/2025

Na quarta-feira, dia 10/9, foi realizada mais uma reunião da mesa de negociações permanentes entre a Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza.
Atendendo à solicitação das entidades sindicais, através de ofício da Contraf-CUT enviado ao Banco, o presidente do BNB, Paulo Câmara, anunciou a antecipação do pagamento da PLR dos funcionários para o último dia 11/9. A diretora de Administração e TI, Ana Teresa Barbosa também esteve presente à reunião.
“Para os funcionários do Banco do Nordeste, serem os primeiros a receberem a antecipação da PLR representa uma grande mudança de paradigma, pois éramos sempre os últimos a receber o benefício, realidade que se inverteu desde o nosso acordo em 2024”, observou o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Robson Araújo.
“Queremos destacar sempre que o pagamento da PLR é uma importante conquista dos bancários e do nosso ACT e que vamos seguir negociando mais direitos e avanços para a nossa categoria”, destacou Carmen Araújo, representante do Ceará na CNFBNB.
Em seguida, o Banco fez a apresentação do novo sistema Convergente que deve ter por princípio menos burocracia e mais feedback, privilegiando a avaliação por competência. A ideia é implementar o novo sistema em janeiro de 2026.

O representante do Sindicato dos Bancários de Campina Grande na CNFBNB, Fábio Sankley, destacou que é muito importante debater sistemas de metas, pois “hoje, 55% do adoecimento da categoria é de doença mental, devido à cobrança abusiva de metas”, disse.
O Banco também citou o lançamento do PDV no último dia 8/9 e do programa AmadureSer – uma jornada de seis meses que ensina o bancário sobre o que fazer quando sair do Banco. A meta é criar um plano de vida para quem vai se aposentar. O BNB está contratando uma empresa especializada para implementar o programa. Além disso, no dia 11/9 aconteceu o lançamento do programa De Bem com as Finanças, com atendimento especializado abordando orientações e educação financeira.
A direção do BNB destacou ainda o encerramento dos grupos focais de gênero e de raça/cor. Agora os encaminhamentos serão para instalar os grupos de PcD e de Mulheres.
Quanto aos programas de incentivo à liderança feminina, o Banco informou que vem liberando o acompanhamento dos filhos em atividades/terapias e que tem um projeto de, em até cinco anos, ter 50% do quadro de gestão composto por mulheres. Além disso, nas concorrências internas, o Banco destacou o aumento na participação de mulheres nos processos de concorrências, fruto da bonificação de 17%, conquista do ACT dos funcionários do BNB.
A CNFBNB cobrou respostas sobre o encaminhamento do novo PCR (Plano de Cargos e Remuneração). Segundo o Banco informou, a proposta está caminhando nas instâncias da Instituição para, em seguida, ser enviado a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais). A Comissão Nacional questionou sobre a previsão de implementação, mas o Banco não precisou uma data exata, limitando-se a dizer que está encaminhando também a questão junto às diversas instâncias governamentais.
A representação dos funcionários também questionou a devolutiva do Banco sobre a manutenção dos prédios onde funcionam mais de uma unidade e o BNB informou que já acionou o departamento de logística que está encaminhando o edital para contratação de uma empresa para cuidar dessa questão.
Quanto ao teletrabalho, o Banco informou que a tendência é que essa modalidade seja reduzida ao máximo. Hoje, o BNB tem cerca de 400 pessoas em teletrabalho.
A Comissão cobrou ainda solução urgente quanto a reclassificação das agências, pois considera a metodologia atual muito equivocada e que precisa ser revisada o quanto antes. “Além disso, enquanto não se elaborar um sistema definitivo de readequação, solicitamos que a remuneração do funcionário não seja atingida”, ressaltou o representante do Sindicato dos Bancários de Alagoas na CNFBNB, Iury Filgueira.
A representação dos funcionários destacou ainda que pretende rediscutir a fórmula de distribuição da PLR na ocasião da próxima campanha salarial, pois com a metodologia atual, vários colegas do Banco não receberão nada no ano que vem, pois já vão bater no teto na parcela deste ano.
A CNFBNB também cobrou devolutiva do Banco sobre o abono do dia 31 de dezembro e acrescentou que vários bancos já têm esse normativo, solicitando que o BNB regularize essa dispensa, guardadas as devidas funções essenciais.
Os representantes dos funcionários questionaram sobre as novas certificações Anbima e o Banco informou que vem orientando que os funcionários não deixem suas certificações vencerem até o final do prazo dado pela Anbima, 31/12. O Banco informou ainda que oferece um curso preparatório para o CPA-20 e que oferece ressarcimento do valor da prova caso o funcionário seja aprovado, além do abono do dia na data de realização da prova.
A Comissão Nacional fez, por fim, a denúncia de caso de funcionários pais de filhos com deficiência, que têm direito à redução da jornada, que estão sendo preteridos em promoções. Muitos que têm direito à redução da jornada estão deixando de solicitar o benefício com medo de serem prejudicados nas suas carreiras. O Banco informou que condena essa postura e que vai apurar a questão, podendo enviar à Comissão de Ética casos encontrados nesse sentido.
Pela representação dos funcionários do BNB, participaram da negociação: Robson Luís – Coordenador da CNFBNB; Lusemir Carvalho – Sindicato dos Bancários do Piauí; Carmen Araújo e Océlio da Silveira – Sindicato dos Bancários do Ceará; Fábio Sankley – Sindicato dos Bancários de Campina Grande, Fernando Antônio – Sindicato dos Bancários de Pernambuco; Iury Filgueira – Sindicato dos Bancários de Alagoas; Waldenir Britto – FEEB BA/SE.
Fonte: Bancários CE