Movimento Sindical Bancos Outros Bancos e Financeiras

Funcionários do Sicoob Fronteiras aprovam proposta de ACT 2025-2027 com reajuste e novos benefícios

15/07/2025

Assembleia geral realizada em Cacoal (RO) teve aprovação de 98,25% da categoria

Os funcionários do Sicoob Fronteiras aprovaram, por ampla maioria, a proposta patronal apresentada durante a primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025-2027. A assembleia geral foi realizada no dia 9 de julho, em Cacoal (RO), e contou com a participação de cooperativários da base do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).

A proposta foi apresentada em 26 de junho e recebeu aprovação de 98,25% dos trabalhadores presentes. O acordo contempla avanços importantes em temas econômicos e sociais.

Confira os principais pontos aprovados:

  • Reajuste salarial: INPC do período + 0,48% de ganho real;
  • Vale-alimentação: reajuste de 10,63%, elevando o valor para R$ 2.100;
  • Salário substituto: cumprimento integral conforme o plano de Cargos e Salários do Sicoob Central Rondon;
  • Gratificação de caixa e tesouraria: manutenção conforme o plano de cargos vigente;
  • Plano de saúde: manutenção dos percentuais de coparticipação e inclusão de auxílio odontológico para funcionários e dependentes;
  • Folga de aniversário (Day Off): inclusão no ACT, além da manutenção dos prazos legais para ausências;
  • Exame periódico: adequação aos prazos da CLT – 24 meses (18 a 45 anos) e 12 meses (demais faixas etárias);
  • Banco de horas: inclusão de cláusula prevendo desconto em folha das horas negativas acumuladas no semestre.

Para Antônio Tavares, diretor de Cooperativas do SEEB-RO, a conquista é fruto da mobilização dos trabalhadores e da atuação firme do Sindicato nas negociações. “Diante de tantas dificuldades no cenário atual do ramo financeiro, que atingem tanto os funcionários quanto os empregadores, o Sicoob Fronteiras mais uma vez sai na frente dos demais sistemas e atende a itens fundamentais da pauta de reivindicação dos cooperativários. Com isso, novamente comprovamos que somente com uma atuação firme e efetiva do Sindicato junto aos empregadores é que podemos conquistar alguns benefícios a mais para os trabalhadores”, afirma o dirigente.


A assembleia foi conduzida pelos diretores do SEEB-RO Jonas Pinheiro (Regional Ariquemes), Paulo Pereira dos Santos (Regional Cacoal) e Irineu de Almeida (Regional Ji-Paraná), que reforçaram a importância da unidade e da mobilização da categoria para garantir avanços nos direitos dos trabalhadores do sistema cooperativo.

Fonte: Contraf-CUT

Outras Notícias