HSBC demite dois meses após contratação

09/11/2010 - Por Bancários CGR

altBanco alega que empregado não preenchia perfil procurado para cargo por não bater metas
São Paulo – Um funcionário contratado pelo HSBC foi demitido dois meses após iniciar a prestação de serviços. A alegação da diretoria do banco é de que o trabalhador não havia batido a meta do mês.

O ex-funcionário, que já havia trabalhado em banco, mas que atualmente não estava na área, deixou o seu antigo emprego fixo na área financeira e no qual tinha estabilidade, porque foi convidado a compor o grupo de alto escalão em uma das agências do HSBC. A promessa de uma carreira promissora e de ganhar o segundo maior salário da agência fez com que o ex-bancário confiasse no RH que o escolheu durante o processo seletivo. Contratado para o cargo de gerente premier, foi submetido a todos os procedimentos para admissão, como entrevista e exame admissional, ficou três dias na agência para conhecer o funcionamento e ainda passou por treinamento de 15 dias em Curitiba.

“Como o banco alega que esse profissional, depois de ter tido treinamento, e em apenas dois meses, não possui o perfil para o cargo por não conseguir bater metas?”, questiona a dirigente sindical Liliane Maria Santos Fiúza. “O banco deveria ter remanejado o funcionário para outro departamento e não ter demitido sem justa causa por ter tido baixo desempenho no emprego. Foi um período muito curto para ele apresentar bom resultado.”

Procurada pelo ex-bancário, a dirigente sindical pode notar que a demissão não foi porque o bancário não bateu metas, mas porque um dos gerentes não gostou dele. “O trabalhador contou que eles não se davam muito bem desde quando entrou para a agência. Disse que era perseguido e que o gerente já havia avisado que não estava gostando de seu desempenho. Acredito que seja esse o verdadeiro motivo da demissão”, diz Liliane. “Mas, acho que o banco errou. Deveria ter chamado o funcionário para uma conversa e dado mais uma chance em outro departamento.”

O Sindicato entrou em contato com o setor de Relações Sindicais do HSBC, exigindo explicações sobre os motivos que provocaram a demissão do trabalhador.

Fonte: Seeb SP

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