HSBC fecha agência em Carapicuíba, demite e sobrecarrega bancários

30/05/2014 - Por Bancários CGR

Mais uma vez, o HSBC mostra total descaso com seus empregados. Fechou uma agência em Carapicuíba (SP) e transferiu para a unidade em Barueri apenas os clientes, mas nem sequer um funcionário, deixando assim os bancários ainda mais sobrecarregados.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo protestou contra a medida nesta quinta-feira 29, em frente à agência de Barueri. "É mais um exemplo de falta de respeito com o trabalhador", criticou a diretora da entidade Liliane Fiúza.

A dirigente sindical lembra que o caso foi acompanhado pelo Sindicato desde o começo. "Conversamos com RH e Relações Sindicais do banco, alertando para o problema de fechar uma agência e só transferir as contas correntes, mas não os trabalhadores que lidavam com elas. Eles responderam que isso não iria se repetir e mesmo assim fizeram o de sempre: fecharam a agência sem planejamento, prejudicando os bancários."

Além da manifestação, os dirigentes enviaram carta à diretoria do HSBC cobrando providências e a manutenção dos empregos dos bancários de Barueri. "Como estão acumulando trabalho, as chances de errar aumentam e eles não podem ser penalizados por isso", reforça Liliane, acrescentando que os funcionários de Carapicuíba não foram transferidos para outras unidades. Mas nem todos os bancários cujas agências foram fechadas permaneceram no emprego, desde que o banco iniciou esse processo de reestruturação.

Contra demissões

Dirigentes sindicais têm realizado uma série de protestos contra demissões e por valorização dos bancários do HSBC. Com arruda, manjericão e capim guiné, toda quarta-feira eles enfeitam a frente de uma unidade do banco inglês, para afastar a energia negativa provocada pela má gestão da empresa.

"Os protestos seguem enquanto o banco continuar desrespeitando os trabalhadores", avisa Liliane.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Outras Notícias