Auxílio-educação conquistado pelos bancários para graduação e pós reembolsa até 50% da mensalidade, com teto de R$ 571 mensais
Os funcionários do banco Santander podem se inscrever até o dia 10 de janeiro de 2017, nos programas de Bolsa Graduação e Pós-Graduação da entidade. O incentivo de até 50% do valor da mensalidade, limitado a R$ 571 por mês, é uma das conquistas da categoria junto às entidades sindicais.
Neste ano, a Campanha 2016 conseguiu garantir a correção das bolsas de acordo com o índice da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban): 8% em 2017 e, em 2018, INPC mais 1% de aumento real.
As 2,5 mil bolsas, sendo 2 mil para graduação e 500 para pós, são concedidas mediante critérios sociais, como maior tempo de casa, menor salário e maior número de dependentes. Caso não haja demanda para utilizar o total de bolsas destinado à graduação, o benefício será migrado automaticamente para ampliar as bolsas de pós.
Segundo a representante do Nordeste na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, Tereza Souza, forma as negociações com o banco que garantiram os avanços no reajuste das bolsas. "Inicialmente houve um impasse, porque o Santander queria dar apenas 5% de reajuste. Mas, conseguimos o mesmo índice do acordo com a Fenaban. Agora, vamos lutar para aumentar a oferta", afirma.
Para se candidatar a uma bolsa de graduação, é preciso preencher seguintes pré-requisitos: ser funcionário no mínimo há quatro meses, pleitear bolsa para primeira graduação e o curso deve ter pelo menos dois anos de duração e ser reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Para a bolsa de pós-graduação, os pré-requisitos são: Ter concluído a graduação há pelo menos dois anos e ser funcionário do banco há no mínimo um ano; ser a primeira pós-graduação "lato-sensu" em um curso voltado para a atuação no banco; não ter recebido patrocínio educacional do banco nos últimos dois anos; e selecionar um curso reconhecido pelo MEC e com no mínimo 360 horas-aula.
As inscrições podem ser realizadas via intranet, na sessão de benefícios. Os inscritos receberão um e-mail do setor de Recursos Humanos até 10 de fevereiro de 2017, informando se a bolsa foi aprovada e, como proceder para a entrega da documentação. É importante atualizar os dados pessoais no portal do RH.
Fonte: SEEC-PE