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Itaú: a saúde dos seus funcionários vale mais que o lucro

27/03/2020 - Por Bancários CGR

Instituição é a única a proibir que seus funcionários usem máscaras e luvas como prevenção

Estamos vivendo uma pandemia mundial que tem vitimado milhares de pessoas no mundo inteiro. E mesmo com o aumento do número de casos e todas as determinações dos órgãos sanitários de saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o banco Itaú, que teve o maior lucro da história dos bancos do país, chegando a R$ 26,5 bilhões no ano passado, prefere ignorar os fatos e colocar em risco a saúde dos seus funcionários e clientes, em prol do seu lucro.

Desde o início da pandemia no Brasil e o aumento do número de casos na Paraíba, o Sindicato tem buscado junto as instituições financeiras uma série de soluções para proteger bancários e clientes. Entre as reivindicações dos representantes dos trabalhadores está a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e máscaras, para os trabalhadores, em especial os que estão na linha de frente das agências, no autoatendimento, lidando diretamente com o público.

No caso do Itaú, o banco além de não fornecer o material para os trabalhadores está proibindo os funcionários de usar. A postura do Itaú é totalmente inaceitável e desumana. A segurança deve ser prioridade máxima de qualquer empregador, e o uso de EPIs são obrigatórios em situações que medidas de segurança coletiva não evitem totalmente os riscos, conforme prescrito na Legislação sobre equipamentos de proteção individual (EPI), estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), art 166:  “A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados”.

Já reportamos o caso a diretoria de relações sindicais do banco solicitando que o mesmo revise essa posição, pois é a única instituição financeira a adotar essa postura.

“O Sindicato tem trabalhado incansavelmente para garantir a proteção da saúde dos trabalhadores e clientes. Mas o Itaú, de forma irresponsável prefere ignorar os fatos e arriscar a vida dos seus funcionários e também de clientes e usuários”, frisou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.

Fonte:Seeb_CGR

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