Itaú “inova” com homologação por e-mail
25/10/2023
O Sindicato orienta que o trabalhador procure nossa assessoria jurídica, não só para orientações de cálculos rescisórios, mas também para conversar no que tange a estabilidade, proteção ao emprego e permanência no plano de saúde
O movimento sindical acompanha com preocupação o aumento das demissões no Itaú, principalmente profissionais com mais de 10 anos de casa. Percebe-se que o banco, intencionalmente, está promovendo a troca dos trabalhadores, com a demissão destes, para a contratação de outros, com salários mais baixos.
As demissões também estão relacionadas aos fechamentos de agências no País. De janeiro de 2022 até março de 2023, o Itaú fechou 343 agências físicas em todo o Brasil – apostando nos serviços digitais.
“Mesmo sendo o maior banco do país em ativos e obtendo alta de 14% nos lucros, a instituição insiste no fechamento de agências físicas e, consequentemente, redução de postos de trabalho”, diz Esdras Luciano, presidente do Sindicato.
“As demissões são fruto do processo de reestruturação do banco que começou com a implantação da multifuncionalidade. Desde então o banco tem fechado agências físicas, direcionando os clientes para canais digitais e consequentemente demitindo funcionários”, completa.
Homologação por e-mail
Aliado a este cenário, bancários demitidos relataram que o Itaú tem encaminhado por e-mail o “kit de homologação”, onde constam valores e verbas rescisórias, deixando que o trabalhador faça o processo sozinho, pela internet.
O Sindicato orienta que o trabalhador procure nossa assessoria jurídica, não só para orientações de cálculos rescisórios, mas também para conversar no que tange a estabilidade, proteção ao emprego e permanência no plano de saúde.
Fonte: Seeb-CGR