Itaú - Pressão desmedida gera "Unistress"

19/04/2012 - Por Bancários CGR

Superintendência tem realizado reuniões, além das que já ocorrem no final do mês, para cobrar metas

 Os funcionários das agências do Itaú Unibanco em Osasco, na chamada região 53, têm sofrido cobranças, humilhações e constrangimento para atingir as metas das cestas de produtos. A Superintendência tem realizado reuniões, além das que já ocorrem no final de cada mês, para cobrar cumprimento de metas.

“É uma situação causadora de profundo estresse e sofrimento mental aos funcionários, que se sentem apavorados diante das cobranças em cada reunião. Para agradar o cliente Uniclass o trabalhador pratica o ‘Unistress’", diz a diretora do Sindicato Marta Soares. "Vale lembrar que a categoria bancária garantiu na última campanha nacional a proibição da publicidade de ranking de produtividade individualizada e a direção pratica exatamente o contrário”.

Segundo a dirigente, o banco não realiza estudos socioeconômicos sobre as unidades da região para saber a realidade sobre venda de produtos bancários. “Algumas agências são de pequeno porte, outras maiores, e as metas são as mesmas. Cada local precisa ter objetivos de acordo com sua capacidade, perfil e fluxo de clientes. Além, é claro, da venda responsável por produtos, de acordo com as necessidades de cada consumidor, evitando o constrangimento dos trabalhadores ao oferecer mesmos produtos para os mesmos clientes”.

A dirigente acrescenta que os gerentes são obrigados a fazer telemarketing o dia todo. “E quando o objetivo é alcançado o Itaú Unibanco eleva as metas, que ficam cada vez mais difíceis de serem alcançadas”.

Venda responsável – Em março, o Sindicato, em parceria com o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), lançou a cartilha Venda Responsável de Produtos e Serviços Financeiros. O objetivo é esclarecer os correntistas sobre seus direitos e também informar a população sobre a realidade de trabalho dos bancários, categoria adoecida por conta das metas inalcançáveis e do assédio moral institucionalizado no setor financeiro.

A cartilha está disponível na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413 – Centro) e também sua versão online. Clique aqui para acessar.

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Fonte: SSEB-SP /Gisele coutinho – 13/4/2012

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