Itaú quer impor aos funcionários dia da folga assiduidade
28/12/2016 - Por Bancários CGR
Os Sindicatos estão recebendo várias denúncias de bancários e bancárias do Itaú, relatando que os gestores estão querendo impor o dia 30 de dezembro para utilização do Abono Assiduidade.
Como todos sabem, no dia 30 de dezembro não há expediente ao público, conforme convencionado pela Febraban. A folga assiduidade é uma conquista da categoria, regulamentada pela Convenção Coletiva na sua cláusula 24ª e o dia da fruição deve ser definido em conjunto pelo gestor e pelo empregado.
“Nenhum bancário pode ser obrigado a usufruir da folga assiduidade na data em que o banco quer. Os gestores que estão tomando essa atitude estão desrespeitando a Convenção da categoria”, alerta Wanderley Crivellari, secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato de Londrina.
Segundo Wanderley, essas denúncias já foram encaminhadas à área de relações sindicais do Itaú e o Sindicato está aguardando retorno do banco no sentido de coibir esse abuso.
Vale lembrar que o Sindicato tem assinado com o banco Itaú um Acordo Coletivo que estabelece medidas para coibir conflitos no ambiente de trabalho, pelo qual práticas de assédio moral ou desrespeito aos direitos dos trabalhadores podem e devem ser denunciadas.
Fonte: Vida Bancária