Notícias do Sindicato Destaques
Mais dois bancários testam positivo para Covid-19 em Campina Grande
08/06/2020 - Por Bancários CGR
Com estes sobe para 16 o número de casos confirmados entre a categoria na base do Sindicato
Mais dois bancários de Campina Grande testaram positivo para Covid-19. Os casos ocorreram na Caixa Econômica e no Santander. Com estes sobe para 16 o número de casos confirmados entre a categoria na base do Sindicato.
O caso da Caixa foi na agência da Rua Epitácio Pessoa, Centro. Em contato com a superintendência do banco, o Sindicato foi informado que a funcionária já estava afastada desde o dia 27/05. A unidade já havia sido sanitizada, mas, a pedido nosso, o processo foi repetido nesta segunda-feira (8).
O outro caso foi no Santander da Avenida Canal. A funcionária estava de férias e após apresentar sintomas de covid fez o teste por conta própria, e hoje quando retornou ao trabalho, recebeu o resultado que deu positivo. A bancária seguirá afastada das suas funções, em quarentena. O Sindicato entrou em contato com o banco cobrando as medidas sanitárias necessárias para minimizar o risco de contágio dos demais funcionários da unidade. A unidade foi fechada por 10 dias, inclusive o auto atendimento e passará pelo processo de sanitização.
O Sindicato segue reivindicando dos bancos a testagem para os funcionários nos locais que apresentarem casos suspeitos e confirmados. “Com o aumento do número de casos não só na nossa base, mas em todo o país, os bancos devem se responsabilizar e atender urgentemente a reivindicação do movimento sindical para resguardar a saúde dos seus funcionários, clientes e usuários”, frisou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.
Nossa orientação é que os bancários não esperem pelos bancos, e que em casos de sintomas suspeitos realizem os testes preventivamente. Para facilitar a vida dos seus associados, o Sindicato fechou convênio com dois laboratórios em Campina, o Bioanálise e o F. Diniz. Em ambos, sócios têm descontos especiais para a testagem rápida.
Uso do EPIs
Outra medida preventiva de extrema importância é o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Mais do que nunca, os trabalhadores devem estar atentos ao uso frequente de máscaras, luvas, álcool em gel e protetores faciais, se necessário. Os cuidados devem ser redobrados nos locais de trabalho.
Isolamento Social
A flexibilização da quarentena neste momento é uma atitude irresponsável e de falsa sensação de que as coisas estão voltando ao normal. O aumento do número de casos em todo o país é a prova de que todos seguimos correndo muito risco.
O Sindicato lembra aos trabalhadores que só saiam de cada para trabalhar e fazer atividades essenciais (como ir ao supermercado). Os que seguem em Home Office também devem obedecer ao isolamento.
Ressaltamos ainda que distanciamento social não permite reuniões em família, passeios ao ar livre, encontro com amigos etc.
Seja consciente e contribua para o achatamento da curva de transmissão do vírus.
Fonte: Seeb_CGR - Atualizado até 09/06/2020 às 09h06