Negociação sobre tesoureiros e caixas segue sem avanços
30/10/2024
Direção do banco apresenta à CEE/Caixa proposta já rejeitada pela categoria; debate continuará na próxima sexta-feira (1º/11)
Na reunião de terça-feira (29), entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa Econômica Federal e os representantes do banco, não houve avanços significativos. O banco reafirmou sua proposta anterior, que já foi rejeitada pela categoria. Os pontos críticos, incluindo demandas de caixas, tesoureiros e avaliadores de penhor, continuam sem solução.
A proposta é considerada falha ao não proteger a remuneração dos trabalhadores que hoje exercem a função, ainda de forma precária. De acordo, com os representantes do trabalhadores na mesa de negociação, houve ausência de informações claras sobre a quantidade de trabalhadores que exercem as funções por minuto e por prazo, e há quanto tempo estão nesta situação, cria impasses para o avanço nas negociações.
Os representantes da categoria consideram essencial que uma nova proposta seja apresentada, com destaque para a inclusão de uma cláusula que assegure o direito de quem possui processos em andamento e garantias já conquistadas judicialmente, a fim de proteger os trabalhadores contra possíveis perdas de direitos.
Uma nova reunião, em formato híbrido, está marcada para a próxima sexta-feira (1°/11), na esperança de avanços mais concretos.
Plenária Virtual - O Sindicato convoca Caixas, Tesoureiros e Avaliadores de Penhor para uma plenária virtual a ser realizada no dia 5 de novembro, através da plataforma zoom. O debate contará com a participação de Cândida Fernandes, também conhecida como Chay, representante do Nordeste na CEE/Caixa - Comissão dos Empregados.
Texto: Fenae, com edições Seeb_CGR