Primeira negociação entre Comando Nacional e Fenaban acontece dia 24

13/08/2010 - Por Bancários CGR

altSaúde e condições de trabalho será o primeiro tema em debate. Bancários cobram fim das metas abusivas e do assédio moral. Também serão definidas datas das próximas rodadas

A primeira rodada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2010 será realizada no dia 24 de agosto, às 15h, em São Paulo. A data foi definida entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Na primeira reunião, serão discutidas as reivindicações de saúde e condições de trabalho. Também será definido o calendário das próximas negociações da campanha. A marcação da primeira rodada ocorre um dia após a entrega da pauta de reivindicações para os banqueiros.

A melhoria da qualidade de vida é uma das maiores preocupações dos bancários, que sofrem com um modelo de negócios que impõe metas abusivas e abre espaço para o assédio moral, levando ao adoecimento. Os debates dessa primeira reunião serão fundamentais para mudar essa situação e buscar um ambiente de trabalho saudável para os trabalhadores, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Antes da negociação, os sindicatos e as federações promovem o lançamento da campanha unificada nos estados. Conforme orientação do Comando Nacional, as atividades serão realizadas na próxima semana, em todo país.

Bancos públicos – As negociações específicas do Banco do Brasil, Caixa e BNB acontecerão concomitantemente às gerais da categoria com a Fenaban. As pautas específicas deliberadas nos congressos nacionais do BB e da Caixa serão entregues nos próximos dias às direções da empresa.

Veja as principais reivindicações dos bancários sobre Saúde do Trabalhador:

- Fim das metas abusivas
- Combate ao assédio moral
- Prevenção contra os riscos de adoecimentos
- Programa de Reabilitação Profissional em todos os bancos
- Promoção da saúde da mulher
- Assistência médica, hospitalar, odontológica e medicamentosa
- Manutenção de todos os direitos aos afastados por problemas de saúde

Lançamento nacional da campanha Menos metas, mais saúde

Para fomentar o debate sobre o tema, a Contraf-CUT realizará no próximo dia 18 o seminário Como as novas formas de gestão e a cobrança por produtividade têm afetado a saúde mental e a dignidade do trabalhador bancário. O evento marcará o lançamento nacional da campanha Menos metas, mais saúde e terá participação da médica do trabalho Margarida Barreto, e de Roberto Heloani, doutor em Psicologia Social e professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas.

O seminário ocorrerá no auditório da Contraf-CUT e o prazo de inscrições se encerra nesta sexta-feira, dia 13 (veja mais
aqui). As vagas são limitadas.

Fonte: Contraf-CUT

Outras Notícias