Ranking do Banco Central mostra que Caixa fica em segundo lugar na lista de queixas de clientes em junho de 2015

16/07/2015 - Por Bancários CGR

Em junho deste ano, a Caixa Econômica Federal voltou a ocupar o segundo lugar no ranking de queixas contra bancos com mais de dois milhões de clientes, cuja liderança ficou mais uma vez com o HSBC. O levantamento, divulgado mensalmente, foi publicado pelo Banco Central nesta quarta-feira, dia 15 de julho, e elaborado a partir de reclamações enviadas pelos correntistas por telefone, pela internet ou presencialmente.

No período, a Caixa teve 743 reclamações procedentes e índice de 9,74%. Na lista dos bancos de maior porte, o HSBC é seguido pela Caixa, Bradesco, Santander, Banrisul, Itaú Unibanco e Banco do Brasil. O Banco Central, por outro lado, registrou em junho 3.226 queixas contra instituições financeiras públicas e privadas.

No caso do índice, o ranking do BC opera com o número de queixas da instituição financeira para cada um milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por um milhão. No ranking, a posição do banco dependerá do índice, mesmo que a instituição financeira tenha sido alvo de mais queixas em números absolutos.

Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços ocuparam o topo das queixas julgadas procedentes contra bancos. Há também, em grande quantidade, reclamações sobre restrição à portabilidade de crédito consignado. Outros motivos de queixas são os débitos em conta não-autorizado pelo cliente, o cumprimento de prazo para responder reclamações e a cobrança de tarifa por serviços não contratados.

Fonte: Fenae Net

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