Reforma Tributária Destaques

Reforma tributária para o país ter justiça social

20/10/2023

O Brasil necessita de um sistema tributário que simplifique, seja justo e progressivo. Para ser realmente equitativo, os ricos devem pagar, proporcionalmente, mais impostos para colaborar com o crescimento econômico

O Brasil necessita de um sistema tributário que simplifique, seja justo e progressivo. Para ser realmente equitativo, os ricos devem pagar, proporcionalmente, mais impostos para colaborar com o crescimento econômico. Quem ganha mais, precisa pagar mais. A parcela menos abonada da população tem de deixar de ser onerada.

Neste sentido, a Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária foi lançada nesta semana por deputados, que apontaram que as mudanças no sistema tributário brasileiro são essenciais para ampliar a competitividade da economia. Defendem a aprovação da PEC 45/19, que simplifica impostos sobre o consumo, e que deve ser votada no Senado até o dia 9 de novembro.

Porém, os parlamentares ressaltaram que alterações mais profundas serão feitas na segunda parte da reforma, que deve tratar da tributação sobre a renda e o patrimônio. Um dos problemas apontados quando começarem as discussões é porque, no Brasil, 49% das receitas são oriundas de impostos sobre o consumo e menor parte sobre a renda e o patrimônio, diferentemente do que acontece atualmente nos países desenvolvidos.

É de extrema importância que as altas rendas e patrimônios sejam taxados para que o país tenha justiça tributária. Por ser um tema complexo e que envolve conflitos de interesse, o Congresso Nacional discute a reforma tributária há mais de 30 anos. 

Outras Notícias