Destaques Notícias do Sindicato Bancos Santander
Santander promove demissões e anuncia fechamento de agência em CG
26/05/2023
Demissões, fechamento de agências causam pânico entre os funcionários
Mesmo com lucro de 2,14 bilhões só no 1º trimestre deste ano, o Santander vem promovendo demissões e fechando agências em várias regiões do país, o que tem gerado insegurança e medo entre os funcionários.
Aqui em Campina Grande, no último dia 24, os funcionários da agência localizada na Praça Alfredo Dantas foram pegos de surpresa com anúncio do fechamento da agência. Segundo o Banco, a unidade será incorporada pela agência Marquês do Herval.
Conforme apurado pelo Sindicato, os funcionários das duas unidades foram reunidos pelo Gerente Regional e comunicados sobre a nova medida. O Banco justificou que foi feito um estudo onde se constatou que as duas agências comportavam ser fusionadas. E que os bancos perderam fatia no mercado, e por serem agências próximas, caberia a decisão de unir essas unidades.
O diretor do Sindicato e funcionário do banco, Gilbério Cabral, que participou da reunião, questionou o Gerente Regional em relação a segurança dos empregos dos trabalhadores, já que em processos anteriores em outras unidades aqui mesmo em Campina Grande, após a junção houve um alto número de demissões. O regional assegurou que ao menos neste primeiro ano, ninguém seria demitido e que inclusive, está sendo feita novas contratações.
O questionamento do Sindicato e a apreensão dos funcionários do banco são pertinentes, pois, nas últimas duas semanas, ocorreram, só em Campina Grande, três demissões injustificadas.
“Nossa preocupação é que não ocorram demissões resultantes desta movimentação promovida pelo Santander, até porque o atendimento é precário por conta do quadro já defasado de funcionários. Todos ficam apreensivos quando esse tipo de movimentação acontece”, destacou o presidente do Sindicato, Esdras Luciano.
Os bancários da agência Praça foram informados que a partir do dia 26 de junho todos serão transferidos para unidade da Marquês.
Nesta sexta-feira (26), o Banco já colocou avisos na porta da agência informando as clientes sobre a decisão.
Fechamento de agências
Entre o quarto trimestre de 2019 e o quarto trimestre de 2022 o Santander fechou 627 agências e 244 postos de atendimento bancários. Somente entre 2021 e 2022 foram fechados 286 agências e 118 PABs. Neste mesmo período, o banco abriu apenas 56 postos de trabalho. Os números são das demonstrações financeiras do Santander.
O banco tem apostado na fusão de agências, abrindo pontos de atendimento gerencial com menos funcionários.
Importante ressaltar que o número de vagas abertas inclui também as empresas do conglomerado Santander: a F1RST, a SX Negócios e a SX Tools, criadas para terceirizar mão de obra e retirar trabalhadores da categoria bancária a fim de reduzir salários, fragmentar e fragilizar a organização sindical dos trabalhadores.
Fonte: Seeb-CGR