Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
07/11/2025

A proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa, que prevê reajuste zero nas mensalidades do plano, será deliberada pelos empregados da Caixa, titulares do plano de saúde, da base do Sindicato, em assembleia híbrida com votação aberta entre 19h da terça 11 e 14h de quarta 12 (acesse aqui o edital de convocação). A votação se dará exclusivamente por meio digital, através do link https://bancarios.votabem.com.br/.
Durante a terça-feira, dia 11, diretores do Sindicato percorreram as principais agências da Caixa em Campina Grande realizando plenárias e reuniões nos locais de trabalho para fornecer informações e esclarecer dúvidas.
O Sindicato entende que a proposta com reajuste zero, conquistada após muita mobilização e duras negociações, é uma vitória dos empregados e suas entidades representativas, benéfica aos usuários do Saúde Caixa (confira resumo abaixo). Por isso, o Sindicato indica voto pela aprovação da proposta.
Avaliamos a proposta como uma conquista. A mobilização dos trabalhadores foi fundamental para pressionar o banco para que conquistássemos o reajuste zero. Agora, todos os titulares do plano podem aprovar a proposta nas assembleias e seguir mobilizados na defesa do Saúde Caixa e pelo fim do teto de gastos do banco, de 6,5% da folha, com a saúde dos empregados.
Confira abaixo o resumo da proposta:
Reivindicações Atendidas:
- Reajuste zero, permanecendo as regras atuais;
- Respeito ao pacto intergeracional e mutualismo;
- Ampliação do plano de saúde para filhos até 27 anos (R$ 800,00);
- ACT válido até a próxima data-base (31/08/2026).
Outros pontos negociados em 2025:
- Serão vertidas ao Saúde Caixa as contribuições, patronal e pessoal, incidentes sobre valores pagos a empregados e ex-empregados, decorrentes de processos judiciais trabalhistas individuais, coletivos e acordo judiciais que tenham como objeto parcelas de natureza salarial (a partir da assinatura do acordo);
- Carência de 3 meses para novos contratados;
- Elaboração de medidas estruturantes em 2026, com vistas à sustentabilidade do plano, com retomada das meses ainda no mês de novembro.
Em um momento em que os brasileiros enfrentam aumentos recorde nos planos de saúde coletivos e individuais, que acumularam entre 2015 e 2025 altas médias de 383,5% e 146,48% respectivamente, e a inflação médica chegou a 12,7% em 2025, a manutenção das mensalidades e das regras de coparticipação no Saúde Caixa ganha ainda mais relevância enquanto grande conquista coletiva pela valorização do trabalho e do direito à saúde.
Fonte: Sintrafi/CGR
