Notícias do Sindicato Destaques

Sindicato alerta categoria sobre o perigo de omitir sua condição de saúde

11/03/2021 - Por Bancários CGR

O Sindicato tem recebido várias denúncias sobre bancários ou terceirizados que estão indo trabalhar, mesmo apresentando sintomas suspeitos de Covid-19. A entidade destaca que omitir suspeita ou confirmação da doença pode acarretar inclusive, em demissão por justa causa.

Todos os casos que chegam ao conhecimento do Sindicato são acompanhados e a entidade cobra de imediato o cumprimento das medidas preventivas, mas o bancário também precisa fazer a sua parte.

Diante da agravante situação da pandemia no país e também na Paraíba, a entidade sindical chama a atenção da categoria sobre a responsabilidade individual e coletiva, em assumir uma postura dessas.

O Brasil voltou a bater recorde diário de novos casos e mortes de coronavírus. Campina Grande, por exemplo, já entrou para bandeira laranja e conforme o noticiado nos veículos de imprensa local, governo e Secretaria de Saúde Municipal está com quase 90% das UTIs ocupadas.

A situação é alarmante e preocupante. Não é momento de esconder esse tipo de informação. Atitudes como essa podem custar a vida dos colegas de trabalho e também dos seus familiares.

A orientação do Sindicato é que o bancário que apresentar qualquer sintoma suspeito de Covid-19 deve se isolar e comunicar imediatamente ao seu gestor e a área medica do banco para ser submetido a exames médicos. O funcionário que for pressionado a ir trabalhar mesmo apresentando sintomas, deve denunciar ao Sindicato para que as providências sejam tomadas.

Relaxamento nos protocolos de segurança

Na contramão do cenário caótico que estamos vivemos por conta da pandemia, alguns bancos veem relaxando nos protocolos de segurança dentro das unidades.

Além de só afastar do trabalho os funcionários com casos confirmados. Algumas instituições estão negligenciando na sanitização das agências, se apropriando de uma portaria do Ministério da Saúde, que fragiliza esse procedimento nos ambientes, afirmando que a limpeza e desinfecção nos locais de trabalho podem ser realizados com produtos desinfetantes, devidamente aprovados pela ANVISA.

Acontece que só limpeza e desinfecção podem não ser 100% eficazes. Já que a sanitização prevê o uso de sanitizantes específicos, que eliminam níveis de componentes microbiológicos. Sendo assim, um processo que tem resultados mais completos.

Comando Nacional dos Bancários e Fenaban voltam a debater o agravamento da pandemia

O Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir nesta quinta-feira (11), às 15h30, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para cobrar medidas que protejam a categoria e a população contra o agravamento da pandemia.

O objetivo dos movimento sindical é cobrar a responsabilidade dos bancos e garantir a proteção dos trabalhadores.

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias