Destaques Notícias do Sindicato Campanha Bancos Caixa Banco do Brasil

Sindicato avalia propostas apresentadas nas negociações e orienta categoria

31/08/2026

Diretoria analisou, em reunião nesta terça-feira (31), as propostas da Fenaban e específicas dos bancos públicos e definiu encaminhamentos para a categoria

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (31), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região avaliou as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelos bancos públicos nas mesas de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2026.

Em relação à proposta geral apresentada pela Fenaban para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, o Sindicato, segue a orientação do Comando Nacional dos Bancários e orienta pela aprovação da proposta na assembleia que será convocada. Apesar do índice apresentado ser pequeno em relação as expectativas da categoria, ele trás a reposição da inflação (INPC) mas 0,6% de ganho real para 2026 e 2027 a ser aplicado nos salários e também nas demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), tanto na regra básica quanto na parcela adicional. A proposta também trás avanços no combate ao assédio, nos cuidados e proteção com a saúde mental da categoria (a partir da NR-1), o direito à desconexão e encarecimento das demissões.

A diretoria também analisou a proposta apresentada pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos seus funcionários. Na avaliação do Sindicato, a proposta apresenta avanços importantes em relação às reivindicações da categoria. Entre os avanços estão consolidação de conquista na PLR, encaminhamento da revisão do Plano de Cargos, criação de uma Mesa Temática para debater a revisão do Plano de Funções e Certificação obrigatória em Diversidade e Mediação para gestores principais. Por esses motivos, a orientação também é pela sua aprovação.

Negociações do BB e da Caixa ainda não foram concluídas

No caso do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF), as negociações nas mesas específicas ainda não foram finalizadas. Dessa forma, o Sindicato aguarda a conclusão das tratativas e as definições das propostas para estabelecer seu posicionamento.

No BB, a avaliação inicial é de que a proposta ainda precisa avançar, especialmente em relação às cláusulas econômicas, consideradas fundamentais pelo funcionalismo. 

Na Caixa, a principal preocupação neste momento está relacionada ao Saúde Caixa. Nos termos em que foi apresentada, a proposta dificilmente terá a aprovação da categoria. Na avaliação da diretoria, ela é extremamente prejudicial aos empregados da ativa e aos aposentados. O Sindicato espera mudanças na proposta e respostas da Caixa sobre os pontos que ainda permanecem em negociação. 

O Sindicato continuará acompanhando as negociações e manterá a categoria informada sobre os próximos passos.

Acompanhe as informações pelos canais oficiais do Sindicato e participe da assembleia, que será convocada oportunamente. A participação dos bancários e bancárias será fundamental para a definição dos próximos passos da Campanha Nacional 2026.


Fonte: Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região 

Outras Notícias