Notícias do Sindicato Campanha Destaques
Sindicato debate com a categoria os rumos da Campanha Nacional 2022
19/08/2022 - Por Bancários CGR
Durante toda a semana, o Sindicato esteve nas agências da base debatendo com os trabalhadores sobre todo o processo negocial da Campanha Nacional Unificada de 2022, com o objetivo de intensificar a luta da categoria para arrancar uma proposta decente da Fenaban. As mobilizações tiveram seu ponto ápice nesta sexta-feira (19), com o Dia Nacional de Luta, realizado em todo o país. Além do trabalho nas unidades também houve pressão nas redes sociais.
Mesmo com avanços em algumas questões, nas reuniões de negociação sobre combate ao assédio sexual e moral, e teletrabalho, após dois meses enrolando, a Fenaban propôs diminuir e congelar a PLR dos bancários. O Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta.
Bancos também propuseram reajuste de apenas 65% da inflação. Com a estimativa de inflação (INPC) em 8,95%, a proposta da Fenaban seria um reajuste total de 5,82%, resultando em perda real de 2,9% nos salários dos bancários. Comando também rejeitou esta proposta na mesa. Negociação continua na segunda-feira 22.
“A categoria espera que a Fenaban apresente uma proposta condizente com seus esforços. No entanto, os banqueiros mesmo com lucros exorbitantes não querem reconhecer e valorizar o trabalho da categoria com essa proposta absurda”, frisou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.
O Comando Nacional dos Bancários reforçou na mesa que a categoria está ansiosa por respostas para as reivindicações econômicas, e que com o fim da ultratividade – princípio que mantinha a validade de um acordo trabalhista até que outro fosse assinado – essas respostas se tornam ainda mais urgentes, uma vez que a CCT da categoria tem validade até 31 de agosto.
Principais Reivindicações
- Aumento real para os salários, para o VR e o VA;
- Garantia dos empregos
- Maior participação nos lucros e resultados;
- Combate ao assédio moral;
- Fim de metas abusivas e jornada de quatro dias por semana;
- Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da covid-19.
Acompanhe o andamento da Campanha Nacional
Fonte: Seeb_CGR