Sindicato paralisa agências do Itaú e Santander em Campina Grande
13/12/2016 - Por Bancários CGR
Em protesto as demissões injustificadas o Sindicato paralisou nesta segunda-feira (12), a agência do Santander da Rua Marquês do Herval e as agências do Itaú, em Campina Grande.
Somente na unidade do Santander, em menos de 10 dias, dois funcionários foram demitidos. Enquanto o Itaú demitiu um funcionário da agência da Rua João Pessoa e outro da Sete de Setembro.
As agências do Itaú ficaram sem funcionar por duas horas, das 9h às 12h. Já no Santander a paralisação foi de 24h.
Estes não foram os primeiros protestos com paralisação. Em maio, o movimento sindical também paralisou as atividades no Itaú contra o mesmo motivo (demissões injustificadas). E em agosto, as agências do Santander ficaram sem funcionar em protesto ao respeito na mesa de negociação sobre a renovação do acordo aditivo e também contra demissões.
O Sindicato repudia a atitude dos dois bancos, tendo em vista que o resultado do banco espanhol nos primeiros nove meses de 2016 foi 6,5% maior do que no mesmo período de 2015; mesmo assim, quase 2,5 mil postos de trabalho foram eliminados entre janeiro e setembro.
O banco Itaú teve lucro líquido de R$ 5,394 bi, nos nove primeiros meses deste ano, e mesmo assim, fechou mais de 200 agências em um ano e intensificou uma política excludente de atendimento bancário digital.
“O aumento da lucratividade não foi motivo suficiente para os bancos contratar. Pelo contrário, seguiram demitindo pais e mães de família. Continuaremos mobilizados em prol os direitos dos trabalhadores”, frisou Rostand Lucena, presidente do Sindicato.
Em todos os casos citados, o Setor Jurídico da entidade prestou total assistência aos bancários.
Fonte: Seeb_CGR