Destaques Movimento Sindical Fetrafi/NE Notícias do Sindicato

Sindicato participa da primeira reunião itinerante de 2026 da Fetrafi/NE

30/01/2026

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) realizou, no dia 29 de janeiro, no Sindicato dos Bancários do Ceará, a primeira reunião itinerante da entidade de 2026. O encontro reuniu toda a diretoria executiva da Fetrafi/NE, além de presidentes e diretores dos oito sindicatos filiados: Alagoas, Cariri, Campina Grande, Ceará, Italiana, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O presidente do Sindicato e integrante do Conselho Político da Federação, Esdras Luciano, e a secretária de Comunicação, Andrezza Leite, que faz parte da Executiva da Fetrafi/NE, participaram do encontro representando a delegação de Campina Grande.

A iniciativa integra a estratégia da Federação de fortalecer o diálogo direto com os sindicatos de base, promovendo debates coletivos sobre temas organizativos, políticos e sindicais de interesse da categoria bancária. Durante o encontro, já ficou encaminhado e aprovado que as próximas reuniões da direção serão no dia 26 de fevereiro (online) e 9 de março, em Brasília (presencial).

Entre os principais pontos da pauta esteve a Pesquisa da Fetrafi/NE, que se encontra atualmente em sua oitava edição e tem lançamento previsto da nona edição ainda no primeiro semestre. Durante a reunião, foram debatidas dúvidas, sugestões e encaminhamentos sobre o andamento da pesquisa, considerada uma política permanente da Federação para subsidiar a atuação sindical.

Também foram apresentados informes sobre as pautas e agendas das Comissões de Organização dos Empregados (COEs) do Santander, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste (BNB), com atualização das negociações e mobilizações em curso.

Outro ponto de destaque foi a aprovação da política de tolerância zero para casos de violência e assédio, que passa a valer para todas as entidades filiadas à Fetrafi Nordeste, alinhada às diretrizes da UNI Américas. O texto da política, que pode ser lido na íntegra ao final da matéria, foi apresentado aos dirigentes, reforçando o compromisso da Federação com ambientes sindicais seguros, éticos e livres de qualquer forma de violência ou discriminação.

A reunião também contou com a apresentação da agenda sindical de 2026, que inclui encontros regionais, congressos, conferências e processos eleitorais, além da exposição dos materiais, produtos e canais de comunicação desenvolvidos pela Fetrafi/NE. Na ocasião, foi realizada a entrega da revista de retrospectiva de 2025 e perspectivas para 2026.

Por fim, foram apresentados informes das secretarias de Aposentados, Juventude, Mulheres, Saúde, Ramo Financeiro e Tecnologia, além de uma discussão política sobre o cenário das eleições sindicais e gerais no Brasil, considerando os desafios para a organização e a luta da categoria bancária.

__________________________

Tolerância zero para casos de violência e assédio na FETRAFI/NE

A todas as entidades filiadas à FETRAFI/NE

A FETRAFI/NE acredita que todas as pessoas têm o direito de ser tratadas com dignidade, respeito e justiça, de viver uma vida livre de violência e assédio, sem distinção de idade, gênero, sexo, orientação e identidade sexual, deficiência, religião ou origem étnica. Se queremos acabar com o problema da violência e do assédio nos locais de trabalho, reuniões e na sociedade, primeiro devemos estabelecer um modelo a seguir em nossa organização. O assédio gera sentimentos de medo, desconforto, humilhação e incômodo.

A violência e o assédio designam um conjunto de comportamentos e práticas inaceitáveis, ou ameaças de tais comportamentos e práticas, quer se manifestem uma única vez ou de forma repetida, que tenham por objetivo, que causar ou sejam suscetíveis de causar danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos, e inclui a violência e o assédio por motivos de gênero.

Lembramos às afiliadas que todas as atividades, eventos e reuniões da FETRAFI/NE são espaços onde a presença desses atos não será tolerada. A FETRAFI/NE está comprometida em fortalecer os procedimentos para combater essas práticas, o que implica que, no momento em que ocorrer um incidente, assumimos a responsabilidade de investigar a natureza das acusações, garantindo um devido processo de forma meticulosa e confidencial, a fim de promover condições de proteção e justiça para as pessoas envolvidas nesses casos.

Fonte: Sintrafi/CGR com Fetrafi/NE

Outras Notícias