Sindicato participa de debate sobre reforma política na comemoração dos 30 anos da CUT/PB nesta quarta

23/07/2014 - Por Bancários CGR

altA diretoria do Sindicato está participando na nesta quarta-feira (23), da programação comemorativa dos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT/PB), em João Pessoa.

Em alusão a data está sendo realizado um debate sobre “A importância da Reforma Política no Brasil” com o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas. O objetivo do evento é intensificar a discussão acerca dos principais temas da PEC 352/2013.

Após a palestra os convidados serão recebidos na Sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba, com música ao vivo e um coquetel.

altOs diretores Luciano de Tasso e Leidson Neto estão participando do encontro, representando a entidade sindical.

Hoje, a CUT-PB tem sindicatos espalhadas por todo o estado e mais de 130 entidades filiadas, ligadas aos setores público, privado, do campo e cidade, representando aproximadamente 300.000 mil trabalhadoras e trabalhadores paraibanos.

História da CUT-PB

Nascida em 28 de julho 1984, no Centro de Vivência – Campus I – UFPB – João Pessoa/PB. A CUT-PB foi registrada como Instituto Nacional de Formação – INF, que existiu no período de 1984 a 1989, já que a Legislação Sindical não permitia a criação de centrais sindicais na época. Logo após a promulgação da nova Constituição Federal, em 02 de abril de 198, a CUT-PB foi registrada como central sindical e realizou seu congresso no Ginásio de Esporte da UFPB – Campus I, na cidade de João Pessoa, com a participação de 369 (trezentos e sessenta e nove) delegados/as, representando cerca de 19 (dezenove) categorias.

Um dos fundadores da CUT-PB, Wilson Aragão, lembrou que a central surgiu em um momento de instabilidade na política educacional e que o estado estava mergulhado em uma crise alto índice de desemprego e demissões constantes de professores."Fizemos pressão e lutamos por concursos públicos, distribuição das liberdades econômicas, divisão de renda, reforma agrária,avanços no salário mínimo, entre outros." Para ele, a CUT-PB é fundamental para a luta democrática da Paraíba, sendo essencial para construir um estado mais justo e igualitário.

Fonte: Seeb-CGR com CUT/PB

Outras Notícias