Sindicato participa de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos em João Pessoa

06/09/2017 - Por Bancários CGR

O Sindicato participou nesta terça-feira (5), do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, na Câmara Municipal de João Pessoa. A sessão especial foi motivada pelo sucateamento que o Governo Federal promove aos bancos públicos, fechando agências e criando programas de demissões.

Participaram do evento, Roberto von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT); Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEE/BB); Dionísio Reis, coordenador da Comissão de Empresa dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa); e Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Executiva dos Funcionários do BNB (CEF/BNB).

O objetivo da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos é ampliar os debates e articulações para barrar projetos de reestruturação que miram o sucateamento e privatização das instituições financeiras públicas, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES. Outro propósito é fomentar ações para informar e sensibilizar os parlamentares a respeito da importância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do país.

Para Rostand Lucena, presidente do Sindicato, o governo quer promover o desmonte do Estado de Bem-Estar social no Brasil. "Os bancos públicos são importantes instrumentos de política social, em especial a Caixa Econômica e o BNB. Não podemos deixar que essas instituições sejam enfraquecidas e se tornem empresas que querem apenas gerar lucros. É preciso nos unir e lutar por um país justo e igualitário", frisou.

Por todos os estados tem se intensificado a presença de iniciativas como essa, que partiu do senador Lindbergh Farias (PT/RJ), com base nas ações de entidades como a Fenae, Contraf/CUT, Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, associações de empregados do BNB e BNDES, além de outras vinculadas à categoria bancária.

Na Paraíba, a iniciativa da propositura é do vereador Marcos Henriques (PT-PB), com apoio do Sindicato dos Bancários da Paraíba (Seeb-PB), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contra-CUT) e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE).

Outras Notícias