Sindicato prepara eleições para delegados nos bancos públicos

26/11/2015 - Por Bancários CGR

Encerra-se nesta sexta-feira (4), o prazo das inscrições para os novos delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). As eleições, que acontecem nos dias 17 e 18 de dezembro, vão definir os representantes dos bancários para o mandato 2016-2017. 

O trabalho do delegado sindical, também conhecido como representante sindical de base, é fazer a mediação entre o Sindicato e os funcionários da agência ou departamento do banco.

Ele é responsável por passar aos funcionários as informações sobre negociações, reuniões e estratégias de luta do Sindicato. Além disto, ele deve convocar os colegas para participar das assembleias, plenárias e outras atividades da categoria.

O delegado sindical também é responsável por trazer as informações, reclamações e problemas dos bancários para a entidade sindical. Como ele continua no local de trabalho e conhece bem o dia a dia da unidade, deve trazer as demandas dos bancários para que o Sindicato possa lutar para resolver os problemas.

Nas eleições de agora, os bancários da Caixa elegem 1 para cada 100 empregados. No Banco do Brasil e no BNB, a eleição será de 1 para cada 50 funcionários. Nos três bancos está garantida a eleição de no mínimo um representante por unidade.

Votação

Os bancários votam na própria unidade, por meio de urnas itinerantes que percorrerão os locais de trabalho. Só poderão ser candidatos bancários sindicalizados.

Exemplo de organização – A eleição de delegados sindicais nos bancos públicos foi uma importante conquista dos bancários no início dos anos de 1990, após muita luta e pressão. O Sindicato continua lutando para estender a conquista aos bancos privados.

A organização dos bancários é referência no movimento sindical brasileiro. Nosso Sindicato se pauta, sempre, pelos bancários da base. E os delegados sindicais são a raiz de tudo. Na prática, eles representam os colegas da agência ou departamento dos bancos e devem conversar, fomentar o debate, lançar o olhar sobre os problemas da unidade e trazer para a diretoria do Sindicato os anseios dos bancários.

Os candidatos à função de delegado sindical devem ter consciência da importância do seu papel e do exercício efetivo de suas atribuições. O objetivo do bancário deve ser o de contribuir para a organização da luta coletiva nos locais de trabalho. Em muitas agências não há dirigente sindical, por isso, o delegado assume uma importância ainda maior.

Ao delegado compete estreitar o relacionamento com seus colegas, discutindo individualmente e coletivamente assuntos pertinentes ao trabalho e organizando as reivindicações, críticas e sugestões que visem melhorar as condições de trabalho assim como as atividades que são promovidas pela categoria.

 

Fonte: Seeb-CGR

Outras Notícias