Destaques Notícias do Sindicato Bancos Santander
Sindicato protesta contra o Santander em Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego e por Direitos
28/06/2023
O objetivo é chamar a atenção dos bancários e da sociedade com relação as demissões e denunciar os problemas causados pelo fechamento de agências
Em Dia Nacional de Luta em defesa do emprego e dos direitos, nesta quarta-feira (28/06). o movimento sindical bancário lançou a campanha #BancoParaTodos, com o objetivo de denunciar os problemas causados pelo fechamento de agências bancárias em diversas localidades do país.
Em Campina Grande, o Sindicato focou suas ações em agências do Santander, protestando contra as demissões ocorridas recentemente. Em menos de dois meses, o Banco fechou uma agência na cidade e demitiu cinco funcionários.
Como parte das atividades os diretores do Sindicato retardaram a abertura da unidade, Marquês do Herval, uma das principais agências do banco, localizada no Centro da cidade e conversou com os trabalhadores sobre o cenário nacional, externando sua preocupação com as visíveis reestruturações que os bancos têm promovido, reduzindo quadros e fechando agências em todo o país.
“Cadê a responsabilidade social dos bancos? O serviço bancário é uma concessão pública, e as instituições financeiras, que tanto lucram às custas da exploração dos clientes e de seus funcionários, deveriam ajudar no desenvolvimento do país prestando atendimento de qualidade e, principalmente, gerando emprego”, afirma o presidente do Sindicato, Esdras Luciano.
Na ocasião foram distribuídos material informativo aos bancários e clientes, denunciando as demissões e o novo formato de atendimento do Santander, que precariza o serviço bancário e prejudica trabalhadores e a população em geral.
O banco está fechando centenas de agências pelo o país e tem apostado em um atendimento sem caixas e sem gerente operacional. Fato que vem provocando a sobrecarga de trabalho, resultando negativamente na qualidade do atendimento.
Enquanto diminui a quantidade de bancários nas agências, o Santander aumenta a terceirização piorando o atendimento, as condições de trabalho e reduzindo os salários. Tudo em nome do lucro! Além do mais, assim como os demais bancos, o Santander segue empurrando os clientes para o atendimento digital, que tem apresentado cada vez mais problemas, reforçando a ineficiência da ferramenta para atender e resolver os problemas dos clientes.
Tuitaço – Além da mobilização nas ruas e nas agências bancárias, também ocorreu um tuitaço nacional denunciando a situação, com a hashtag #BancoParaTodos para gerar engajamento das postagens.
Leia também: Bancários de todo o Brasil lançam campanha #BancoParaTodos
Fonte: Seeb-CGR