Notícias do Sindicato Destaques
Sindicato visita Superintendência da Caixa e apresenta demandas
13/12/2019 - Por Bancários CGR
A convite da nova Superintendente Regional da Caixa Econômica em Campina Grande, Maria Aline Paiva, o Sindicato visitou na manhã desta sexta-feira (13/12) as novas instalações da Superintendência na cidade. Na ocasião, os representantes dos trabalhadores apresentaram a nova gestora demandas antigas das agências da base, envolvendo condições de trabalho, além de questionarem o Banco sobre ‘boatos’ de reestruturação a ser implementada no início do próximo ano.
Além da Superintendente, participaram da visita e reunião o presidente do Sindicato, Esdras Luciano, o Secretário Geral, Odivaldo Bomfim, a Secretária de Finanças, Valquíria Oliveira, os Gerentes Regionais da Caixa Álvaro Teodoro e José Marcos.
Caixa FIEP: Há 6 anos, o Sindicato cobra insistentemente da CEF uma solução para os problemas físicos da unidade, que precisa urgente de uma ampliação e reforma. Maria Aline comunicou, em primeira mão, que o projeto já foi autorizado e que o banco irá iniciar todo o processo interno e de licitação para começar a obra. Há expectativa é de que até o meio do próximo ano seja feita a inauguração da nova agência.
Caixa Esperança: Outro problema que se arrasta por longas datas é o da agência de Esperança. A unidade padece com os problemas de abastecimento de água na cidade e o reservatório instalado para suprir a necessidade do local não é suficiente para atender a demanda da agência, tornando precário o ambiente de trabalho. A superintendente ouviu atentamente os diretores e se comprometeu a solucionar o quanto antes o problema.
Justiça Federal – Os problemas estruturais da unidade da justiça também é uma preocupação antiga do Sindicato, que sempre vem cobrando dos gestores soluções para o local. A falta de espaço na unidade compromete muito a qualidade do atendimento e as condições de trabalho para os bancários. Maria Aline comunicou que já está a par da situação da agência e que a CEF está intermediando uma reforma ou a mudança da unidade para um espaço maior no próprio prédio da justiça ou em uma sala do prédio vizinho.
Campina Grande – A Superintendente também comunicou que a agência Campina Grande, localizada no Centro, irá passar por reforma hidráulica, elétrica e adaptações físicas, a exemplo da ampliação da copa para os funcionários.
UFCG – O Sindicato cobrou uma definição sobre a unidade da Universidade Federal. A demora da renovação do contrato, por parte da própria universidade, tem preocupado os funcionários que não sabem como ficará a situação deles, caso seja necessário uma mudança de local. Maria Aline afirmou que está agilizando uma solução para a unidade e que nenhum empregado será prejudicado.
Contratações – Os diretores do Sindicato também buscaram informações sobre o processo de contratações. Com o cumprimento recente das contratações para preenchimento de vagas de PCDs, a entidade espera que a Caixa chame os últimos concursados da lista geral do concurso de 2014, haja vista a necessidade de pessoal nas unidades locais. A superintendente reforçou que como estabelecido em lei, a prioridade até o momento é atingir a cota de 5% de PCDs. Caso não haja o preenchimento total das vagas "haverá sim a possibilidade de ir convocando o pessoal da lista geral. Mas esse processo é nacional e se dará de forma paulatina", frisou.
Reestruturação – Os representantes dos trabalhadores também pediram explicações sobre “boatos” de uma nova reestruturação na Caixa já no início do próximo ano, que possivelmente extinguirá funções como a de tesoureiro. Maria Aline explicou um pouco como seriam essas mudanças, mas também informou que não tem data definida para acontecer, “nada foi discutido nem aprovado pelo conselho diretor”, disse.
Mais uma vez, o Sindicato pediu que em caso de reestruturações haja respeito e transparência com os trabalhadores, que os funcionários não sejam tratados como números, mas como pessoas.
A superintendente reiterou que se houver mudanças, tudo será feito com muito respeito e atenção ao bem-estar dos funcionários, preocupação prioritária da nova superintendência.
Fonte: Seeb_CGR - publicada em 13/12/2019.