Sindicatos arrancam proposta do Bradesco para reabilitação profissional

20/06/2013 - Por Bancários CGR

Os Sindicatos e a Contraf-CUT se reuniram nesta quarta-feira, dia 19, com o Bradesco para discutir duas das principais reivindicações dos funcionários: o programa de reabilitação profissional dos afastados por doença ocupacional e o vale-cultura. 

Para a reabilitação profissional foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) com representantes dos bancários e do banco para discutir o assunto. Nesta primeira reunião, o Bradesco apresentou as premissas para a elaboração de uma proposta, que inclui a implantação de uma equipe multiprofissional para assegurar ao funcionário a realização de atendimentos especializados e exames.

Essa equipe, de acordo com documento entregue pelo Bradesco, seria composta por médico de trabalho, assistente social e psicólogo, que devem dar suporte para que o profissional reabilitado possa desempenhar suas funções sem voltar a comprometer a saúde.

“A proposta do banco ainda inclui um técnico de segurança do trabalho, responsável por garantir as condições adequadas para proteger a saúde dos funcionários. Também está previsto um engenheiro de trabalho, que deverá aprovar os locais em que o bancário reabilitado for realocado”, explica Suzineide Rodrigues, que representa o Nordeste na Comissão Nacional dos Funcionários do Bradesco.

Segundo Suzineide, os sindicatos vão analisar as propostas apresentadas pelo Bradesco para verificar se ela contempla as reivindicações dos bancários. “Vamos voltar a nos reunir com o banco no próximo dia 3 para negociar e construir uma proposta conjunta que contemple as nossas demandas”, afirma Suzi.

Vale-cultura – Também nesta quarta-feira foram iniciadas as discussões para a concessão de vale-cultura aos bancários. O benefício está previsto na lei federal nº 12.761, de 27 de dezembro de 2012, que instituiu o Programa de Cultura do Trabalhador, mas depende da adesão das empresas.

“Vamos continuar os debates e esperamos que o Bradesco tenha a sensibilidade de atender esta reivindicação tão importante para o lazer e a qualidade de vida de seus funcionários”, comenta Suzi.

Fonte: Seec-PE

Outras Notícias