Destaques Notícias do Sindicato Bancos
Sindicatos cobram e governo pode isentar PLR do IR
03/05/2023
O movimento sindical cobrou e o governo Lula estuda isentar a cobrança de imposto de renda sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Se for concretizada, a medida, prevista para 2024, vai beneficiar várias categorias, inclusive a bancária
O movimento sindical cobrou e o governo Lula estuda isentar a cobrança de imposto de renda sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de todos os trabalhadores. Além de ser uma antiga reivindicação, é mais uma boa notícia anunciada pelo presidente Lula.
Se for concretizada, a medida, prevista para 2024, vai beneficiar várias categorias, inclusive a bancária. Atualmente, a legislação prevê a isenção para valores de até R$ 6.677,55 por ano e tributação de 7,5% a 27,5% para valores acima desta faixa.
Em resposta à campanha contrária do mercado e da mídia, a equipe econômica do governo sinaliza um corte de R$ 150 bilhões nos privilégios fiscais de empresas, os chamados “jabutis tributários”, que não possuem contrapartida social e compromisso com a geração de empregos.
Como iniciou a vida política no movimento sindical, o presidente Lula afirmou que o governo começou a estudar a isenção a pedido das centrais sindicais. “Se o patrão não paga imposto de renda sobre o lucro, se o patrão não paga imposto de renda sobre os dividendos que ele recebe, por que os trabalhadores têm que pagar imposto na PLR?”, questionou.
Fonte: Seeb-CGR com informações da imprensa