Bancários que trabalham no Itaú Unibanco estão sendo penalizados pelo programa Score de Qualidade de Vendas (SQV) em parceria com o Gera. Muitos inclusive foram demitidos após atingirem a pontuação estipulada pelo banco.
O programa do Itaú tem como objetivo avaliar o desempenho do bancário que faz a venda de produto ao cliente por meio de quatro indicadores: cancelamento da compra em até 4 meses, venda para o mesmo cliente, vendas seguidas de cancelamento ou ressarcimento e até as reclamações que são feitas nos órgãos externos como Bacen, Procon, Consumidor.gov, Reclame Aqui e redes sociais.
Após bancários apontarem mudanças na pontuação do SQV que passou de 15 para 10, o Sindicato questionou a direção do banco sobre a metodologia adotada para essa avaliação, já que em nenhum momento, mesmo comprovando que o bancário não fez venda errada, ele segue sendo penalizado.
“É um absurdo que isso caia nas costas do bancário mesmo o banco comprovando após apuração que o bancário não fez venda errada de produto. O cliente por estar insatisfeito com o produto reclama porque quer solução do banco e isso não é culpa do bancário. Reivindicamos que seja revista essa forma de pontuação porque mesmo dizendo a direção do banco informando que o bancário possa questionar por ferramenta interna, sabemos que isso não ocorre na prática”, contesta Márcia Basqueira, dirigente sindical.
Márcia ainda questiona a informação de que só após várias demissões, o Itaú decidiu orientar todas as agências para que os gestores façam o treinamento da cartilha SQV e expliquem item a item. “A reunião foi tardia. O banco não treina, não explica e só quando percebem o erro é que obrigam os gestores a treinarem os bancários. Isso deveria ter sido feito lá atrás e muitas demissões teriam sido evitadas”, comenta Basqueira.
O Sindicato continua acompanhando esse caso e aguarda uma resposta do banco.
Fonte: Spbancarios